Informações da Disciplina
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Artes Cênicas
Disciplina: CAC0379 - Interpretação IV
Interpretation IV
Créditos Aula:
8
Créditos Trabalho:
4
Carga Horária Total:
240 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2008
Desativação:
Objetivos
1. Explorar as potencialidades expressivas e criativas através de técnicas de treinamento, representação e comunicação palco/platéia.
2. Preparar o corpo e voz a partir do conceito de ação física em diferentes princípios, técnicas, exercícios, estilos, métodos e pedagogias da atuação.
3. Estimular vivências de expressão, percepção estética e ética em um processo de montagem teatral.
4. Refletir sobre o teatro brasileiro contemporâneo.
5. Vivenciar um processo criativo/ perceptivo de montagem de um espetáculo a partir de um tema, idéia ou texto, onde o ator possa experimentar o seu instrumento, controlar suas energias e ultrapassar suas resistências diante de um público.
Docente(s) Responsável(eis)
536982 - Elisabeth Silva Lopes
Programa Resumido
Treinamento físico e vocal. Técnica de representação.
Programa
I –Treinamento físico e vocal:
1. A busca da técnica pessoal.
2. A dinâmica das ações físicas.
3. A voz e a contexto do espetáculo.
II - Técnica de representação
1. Técnica da Mímesis corpórea.
2. O “performer” e a performance.
3. A pesquisa de personagem.
4. Texto, contexto e concepção do espetáculo.
5. A construção do espetáculo.
6. A relação com o público.
Avaliação
Método
Aulas práticas compostas por estímulo à autonomia e autoria artística. Abordagem interdisciplinar dos conteúdos estéticos e éticos propostos pelo tema ou texto. Construção de um processo criador que possibilite a participação ativa das potencialidades artísticas dos alunos. Improvisação, criação e ensaios em diferentes etapas do processo que resultará na apresentação pública. Discussão teórica e prática dos conteúdos propostos.
Critério
Criatividade, imaginação, organização, disciplina, aplicação, pontualidade, participação, disponibilidade, iniciativa e colaboração serão consideradas fundamentais durante todo o processo de montagem e apresentação do espetáculo.
Norma de Recuperação
Não há.
Bibliografia
l.BARBA, E. Além das ilhas flutuntes. Campinas: HUCITEC,1991.
2. BOGART, Anne & LANDAU, Tina. The viewpointes book. NY: First, 2005.
3. CARLSON, M. Performance. NY: Routledge, 1996.
FERNANDES, S. Memória e Invenção: Gerald Thomas em cena. SP: Perspectiva, 1996.
PAVIS, P. A análise dos espetáculos. SP: Perspectiva, 2003.
SCHECHNER, R. Between theatre and anthropology. Pensilvânia: University of Pensilvânia Press, 1984.
SILVA,A. S. Do teatro ao te-ato.SP: Perspectiva: 1981.
STANISLAVSKI, C. El trabajo del actor sobre si mismo. BA: Quetzal, 1977.
_________________. Mi vida em el arte. BA: Quetzal, 1981.
THOMAS, R. Al lavoro com Grotovski sulle azione fisiche. Milano: Ubulibri, 1993.
OIDA, Y. Um ator errante. SP: Beca, 1992.
Clique para consultar os requisitos para CAC0379
Clique para consultar o oferecimento para CAC0379
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP