Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0382 - Mímica IV
Mime IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
1. Aprofundamento prático do processo prático/teórico da criação do texto corporal, dentro de uma montagem teatral.
2. Acompanhamento da montagem, dando suporte técnico, corporal e de técnica ilusória, às necessidades específicas do projeto.
 
 
 
Programa Resumido
Projeto de montagem. Processo de montagem. O texto corporal. Reflexão sobre o processo desenvolvido.
 
 
 
Programa
1. Definição e proposta de pesquisa sobre estilo, escola e gênero teatral.
2. Desenvolvimento da forma de montagem de espetáculo.
3. O corpo em cena: o espaço e o tempo teatral.
4. Orientação da área corporal a pesquisa, levantamento bibliográfico, seus debates e trabalhos práticos no trabalho com os atores.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aula práticas e teóricas.
2. Laboratórios de Improvisação.
3. Pesquisa de Campo e Bibliográfica.
4. Conferências e Debates com profissionais da Área.
5. Trabalhos de acompanhamento de Montagem Teatral Profissional
Critério
1. Verificação do nível técnico e artístico dos trabalhos finais.
2. Processo de trabalho.
3. Produto de trabalho (banca).
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
ASLAN, Odette. O Ator no Século Xx. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec /Ed. UNICAMP, 1996.
DECROUX, Etienne. Parole sur le Mime. Paris: Librairie Théâtral, s.d.
FERRACINI, Renato. A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator. Campinas: Ed. Unicamp/Imprensa Oficial do Estado S.A. - IMESP, 2001.
HAUSBRANDT, Andrzej. Tomaszewski’s Mime Theatre. Warsaw: Interpress Publication, 1975.
LECOQ, Jacques et alii. Le Théâtre du Geste. Mime et Acteurs. Paris: Bordas, 1987.
MEYERHOLD, Vsevolod - (Org. Aldemar Conrado). O Teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1998.
____________________. A ARTE DO ATOR. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1987.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0382

Clique para consultar o oferecimento para CAC0382

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP