Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0546 - Poéticas do Corpo e da Voz I
Body and Voice Poetics I

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
1. Levar o aluno a descobrir, reconhecer e construir seus potenciais do corpo - sua anatomia, estrutura, forma e volume - e da voz - nos campos do silêncio e do ruído, do som e do sentido.
2. Levar o aluno a compreender o corpo e a voz como fontes de linguagem poética.
3. Estimular a percepção e amplificação dos espaços interiores do corpo e da voz, segundo o conceito de equilíbrio tônico.
4. Levar o aluno a explorar os apoios para impulsão do movimento do corpo e da voz.
5. Proporcionar experiências cênicas do corpo e da voz, entendida como pulsação corporal no espaço e no tempo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1141413 - José Batista Dal Farra Martins
 
Programa Resumido
Afinação do corpo e da voz. para a dicção da palavra poética. Reconhecimento da estrutura óssea. Tônus muscular. Espaço interno e volume corporal. Pulso, andamento e ritmo. Ações da respiração. Ressonâncias.
 
 
 
Programa
1. Palavra, Poder e Memória: as Musas, Palavras-cantadas.
2. Afinação do Corpo e da Voz. Estado de escuta: som, silêncio e relaxamento; observação de si, do outro e do espaço. Estado de música: cantos e danças coletivas.
3. Reconhecimento da estrutura óssea: apoios, linhas de força, articulações e vetores corporais.
4. Tônus muscular: equilibrando as tensões. Saúde do corpo e da voz.
5. Espaço interno e volume corporal: a pele como envelope sensório e perceptivo.
6. Pulso, andamento e ritmo. Correspondência entre pulso e altura.
7. Ações da respiração: ossos e músculos. Fases, salas, ritmos e modos respiratórios. Sopro e suspiro.
8. Liberação da mandíbula, língua, palato mole e laringe.
9. Ressonância e espaços corporais: peito, boca, dentes, máscara, nariz e crânio.
10. Criatividade e improviso do corpo e da voz: silêncio, ruído e som.
11. Vozes e Corpos da Cidade: pesquisa a partir de uma escuta urbana.
12. Aspectos Pedagógicos das Poéticas do Corpo e da Voz.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos. O aspecto técnico se articula ao poético, em abordagem dirigida do coletivo para o individual, que elege o jogo e a improvisação como estratégias. Os alunos são estimulados a preparar seminários e a realizar pesquisas de campo.
Critério
1. Frequência.
2. Presença.
3. Desempenho.
4. Cooperação.
5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
ACKERMAN, Diane. Uma história Natural dos Sentidos. Rio de Janeiro: Bertrand,1992.
BEUTTENMÜLLER, G., LAPORT, N. Expressão Vocal e Expressão Corporal. Rio de Janeiro: Enelivros,
1992.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o Movimento. vol I e II. São Paulo: Manole, 1991.
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CAMPIGNION, P. Respir-Ações. São Paulo: Summus Editorial Ltda., 1998.
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Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.
LINKLATER, K. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 1976.
GARDNER, GRAY, O'RAHILLY. Anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1975.
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HESÍODO. Teogonia. A Origem dos Deuses. Estudo e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1992.
MARTINS, J. B. Dal Farra: Música da Palavra. In: Caderno do Folias. Nº. 9. São Paulo: Folias, 2006.
MARTINS, J. B. Dal Farra (org.): DOSSIÊ VOZ. In: SALA PRETA n.7. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP), 2007.
MONTAGU. Tocar, o sentido humano da pele. São Paulo: Summus, 1985.
NUNES, L. Cartilhas de Teatro. Manual de Voz e Dicção. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1972.
QUINTEIRO, E. A. Estética da voz. Uma voz para o ator. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
SOUCHARD, PH.-E. Respiração. São Paulo: Summus Editorial, 1987.
STANISLAVSKI, C. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
WISNIK, J. M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
 

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