Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0548 - História das Artes Cênicas I
Scenic Arts History I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Oferecer uma introdução à História das Artes Cênicas, desde suas origens ocidentais até a Idade Média européia. O curso abrange as formas espetaculares da manifestação teatral – texto e cena - e busca situar estas manifestações no contexto sócio cultural de cada uma das épocas enfocadas, analisando a expressão teatral como uma das formas pelas quais o homem expressa sua experiência com a realidade, através de uma manifestação estética. Assim, procura-se trabalhar a especificidade da expressão teatral do mundo antigo e moderno ocidental.
 
 
 
Programa Resumido
Introdução à História das Artes Cênicas, desde suas origens ocidentais até a Idade Média européia. O curso abrange as formas espetaculares da manifestação cênica e busca situar estas manifestações no contexto sócio cultural de cada uma das épocas enfocadas.
 
 
 
Programa
1. Apresentação do curso, bibliografia. Aspectos pedagógicos da História das Artes Cênicas.
2. A origem da cultura e do imaginário humano; A narrativa e a expressão da temporalidade humana
3. As narrativas estéticas e o princípio da Arte.
4. Panorama da civilização grega. O teatro grego: origens e desenvolvimento
5. A evolução da tragédia: Os autores e os teóricos.
6. A evolução da comédia. O drama satírico, autores. As formas do teatro popular.
7. O espetáculo: as Dionisíacas. Organização e realização. O espaço cênico. A cenografia. A indumentária. As máscaras.
8. O teatro romano. A origem. Formas teatrais. Os autores
9. Narrativas e vida social: tempo, espaço, palco e platéia.
10. As diversas instâncias da percepção estética
11. Idade Média: O teatro religioso.
12. Idade Média: O teatro profano.
13. O aspecto pedagógico do teatro medieval
14. O nascimento do teatro em língua portuguesa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido em aulas teóricas, aulas práticas, seminários de pesquisa e leituras programadas.
Critério
A avaliação de aproveitamento, com atribuição de notas de 0 a 10, é feita pela média ponderada das notas obtidas pela participação nas aulas práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, além de relatórios de pesquisa, sendo que estes últimos têm peso 1 e os demais peso 2.
Norma de Recuperação
a) Seminário constituído por 4 aulas e trabalho escrito, que versará sobre a matéria exposta; (b) O programa será o regular da disciplina em curso; (c) Os seminários serão realizados em fevereiro e julho, e o trabalho escrito deverá ser apresentado até o 1º dia das aulas do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ARAÚJO, Nelson de. História do Teatro. Salvador: Imprensa Gráfica da Bahia, 1991.
ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
AZZARONI, Giovanni. Dentro Il Mondo del Kabuki. Bologna: CLUEB, 1988.
BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BOIADHIEV, G. N. et alli. História do Teatro Europeu. Lisboa : Prelo, 1960, 2v.
BOURCIEZ, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CARVALHO, Ênio. História e Formação do Ator. São Paulo: Ática, 1989.
COHEN, G. Le Théâtre en France au Moyen Age. Paris: PUF, 1980.
D'AMICO, S. Storia del Teatro Dramatico, 6ª. Ed. Milano: Aldo Garzanti Editore, 1974,4v.
DUMONT, J.C. & FRANÇOIS GARELLI, M.H. Le Théâtre à Rome. Paris: Librarie Générale Française, 1998.
DUPONT, Florence. L´Acteur-Roi – Le Théâtre dans le Rome Antique. Paris: Societé d´Édition Les Belles Lettres, 1985.
FACO, Antônio José. Pequena História da Dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Occidente. São Paulo: Brasiliense, 2006.
FREIRE, ANTÔNIO. O Teatro Grego. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia, 1985.
GAEHDE, C. El Teatro desde la Antigüedad hasta el presente. Barcelona: Editorial Labor, 1930.
GIROUX, Sakae M. Kyogen – O Teatro Cômico do Japão. São Paulo: Massao Ohno/Aliança Cultural Brasil-Japão, 1989.
GAZOLLA, Rachel - Para não ler ingenuamente uma tragédia. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.
GIROUX, Sakae M. Bunraku – Um Teatro de Bonecos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
KERENYI, Carol. Dioniso. São Paulo: Odysseus, 2002.
KITTO, H.D.F. Greek Tragedy, 4ª. Ed. Londres: Methuen & Co. Ltd., 1973.
LESKY, A. A Tragédia Grega. S.P.: Perspectiva, 2003.
MOUSSINAC, Leon. Le Théâtre, des origines a nos jours. Paris: Flammarion, 1966.
NICOLL, Allardyce. World Drama, 12a. Ed. Londres: George Harrap & Co, 1976.
PAPIRO DRAMÁTICO DE RAMASSEUM. Tradução, Comentário e Introdução de Emmanuel O. Araújo. São Paulo: USP/ECA/CJE, 1974.
PORTINARI, Mabel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
RIBEIRO JR, João. Grécia Mitológica. Campinas: Papirus, 1984.
SAINT-Vicotr, Paul de As duas máscaras. São Paulo: Germape, 2003.
SUZUKI, Eico. Nô. Teatro Clássico Japonês. São Paulo: Ed. do Escritor, 1977.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. Rio: Paz e Terra, 1990.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988.
VILLEGAS, Juan. Historia Multicultural do Teatro y Las Teatralidades en América Latina. Madrid: Galerna, 2005.
VITRUVIO. Los Diez Libros de Arquitectura. Barcelona: Obras Mestras, 1970.
 

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