Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0551 - Práticas da Cena I
Stage Practices I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
. Estimular a criatividade, a imaginação, a concentração, a expressão, a percepção, a interatividade e a comunicabilidade, a partir da prática de improvisações.
. Refletir sobre os aspectos cognitivos que envolvem a improvisação e inferir sobre a estrutura e os elementos que abrangem o fazer teatral.
. Estimular a experimentação e a construção da linguagem com os elementos da cena: corpo, voz, ação, ficção, cenário, figurino, música, luz, espaço e tempo.
. Reconhecer as propriedades da improvisação como procedimento da expressão e da linguagem, assim como ferramenta de composição e de análise da cena.
. Valorizar as estruturas cognitivas e psicofísicas de cada aluno, desenvolvendo-se seu desempenho a partir delas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1235421 - Maria Thais Lima Santos
 
Programa Resumido
Improvisação com modelos dramáticos. Elementos da estrutura dramática. A expressividade do corpo do ator. Princípios do movimento no tempo e no espaço. Níveis de tensão. Formas de representação.
 
 
 
Programa
1. Improvisação com modelos dramáticos:
- Estrutura dramática: início, meio, clímax e final.
- Regras fixas e móveis do jogo.
- Elementos: situação, personagem, ação, objeto, cenário e figurino.

2. A expressividade do corpo do ator:
- Princípios do movimento no tempo e no espaço: entradas e saídas, níveis, direções, contra-cenações, foco, variações de energia, ritmo e fluência.
- Níveis de tensão: variações entre o neutro e o intencional.
- Formas de representação: ação, reação, emoção, energia, ritmo, fluência, duração e espaço.

3. Aspectos Pedagógicos das Práticas da Cena.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão desenvolvidas de forma prática, através de improvisações orientadas a partir de diferentes estímulos, da preparação individual e coletiva, da apresentação e da análise das experiências realizadas. Os participantes deverão produzir pequenos ensaios, em que articulem a experiência prática, as fontes teóricas e os procedimentos pedagógicos.
Critério
O aluno-ator será avaliado pela sua freqüência, pontualidade, participação, assimilação prática e teórica dos elementos técnicos, disponibilidade para a superação de problemas, leituras, apresentação de tarefas e contribuição na produção e reflexão do trabalho coletivo. Além da produção dos pequenos ensaios e de um Ensaio Final da Disciplina.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BROOK, Peter. O Ponto de Mudança. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
GOETHE, Johann Wolfang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2006.
OIDA, Yoshi. O Ator Errante. São Paulo: Beca, 1999.
_________. O Ator Invisível. São Paulo: Beca, 2001
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. São Paulo: Editora Globo, 1989.
 

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