O Teatro de Animação constitui um segmento de um universo mais amplo que denomino ATUAÇÃO COM OBJETOS. Nessa perspectiva, descortinam-se explorações teóricas e práticas em que o OBJETO adquire múltiplos estatutos, seja no texto seja na cena. Simultaneamente, instrumental para a formação de um atuante e para a configuração de uma linguagem, o curso possibilita ao aluno elaborar pesquisas endereçadas a projetos pedagógicos e à produção artística. Ressalta-se o espaço criado para a discussão dos fenômenos artísticos contemporâneos. Em síntese, teríamos:- Trabalhar a atuação com a máscara, lastreada numa acepção extensa de dramaturgia, relacionando-se a ação (ou o movimento) a todos os elementos constitutivos da cena: o atuante, o espaço-tempo, o texto, o figurino, a iluminação, o som e a cenografia.- Explorar o conceito de metamorfose segundo a conjunção: corpo e objeto, buscando os elementos fundamentais para a configuração da cena: diálogo do atuante consigo mesmo, com o outro e com o espectador. - Propiciar a constituição de um corpo-outro para a atuação em geral, e mais especificamente, para as diversas textualidades vislumbradas pelo teatro de animação. - Suscitar abordagens que proporcionem a interface com outros fazeres artísticos. - Pesquisar princípios específicos envolvendo máscaras.
Máscara Neutra. Máscara Expressiva. Meias-máscaras. A Máscara e a Cena Contemporânea.
- Reflexão sobre a máscara e o treinamento do ator. A pedagogia de Jacques Copeau e de Jacques Lecoq e os seus desdobramentos. Outras possibilidades e pedagogias.- Introdução ao trabalho com máscara Teoria e Prática. Exercícios Preparatórios.- A Máscara Expressiva: Máscaras e contra-máscarasImprovisação com Máscaras Larvárias, Máscaras Abstratas e Máscaras de personagens.A energia (manutenção de um estado proposto); a respiração (comunhão profunda com o objeto); o olhar (como ação); o ritmo (dança interior- As máscaras falantes: a meia-máscara e os acentos. A voz-máscara (música interior). - A Máscara e a cena contemporânea Experiências com múltiplos mascaramentos. - Aspectos pedagógicos do Teatro de Animação.
Livros: AMARAL, Ana Maria. . O Ator e seus Duplos - Máscaras, Bonecos e Objetos. S. Paulo: Senac, 2002. ARTAUD, A. O Teatro e seu Duplo. S. Paulo: Martins Fontes, 2000.ASLAN, Odette (org.). Le Masque – Du rite au Théâtre. Paris: CRNS, 1989. BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel. Tratado de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo/Campinas: Hucitec/Unicamp, 1995.BROOK, Peter. O Ponto de Mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.ELDDREGE, Sears. Mask Improvisation for Actor Training and Performance - The Compelling Image. Evanston (Illinois): Northwestern University Press, 1996..FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. S. Paulo: Senac, 2004.GARCIA, Silvana. As Fronteiras de Jericó. Teatro das Vanguardas Históricas. São Paulo: Hucitec, 1997.GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.GREINER, Christine. O Corpo. Pista para Estudos Indisciplinares. São Paulo; Annablume, 2005.LECOQ, Jacques et alli. Le Théâtre du Geste. Paris: Bordas, 1987.LECOQ, Jacques. Le Corps Poetique – Un enseignement de la création théâtrale. En colaboration avec Gabriel Carasso et Jean-Claude Lallias. Paris: Actes Sud-Papiers, 1997.LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. S. Paulo; Editora 34, 2004.MILLER, Arthur I. Einstein, Picasso: Space, Time and the Beauty That Causes Havoc. New York: Basic Books, 2002.OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca, 2001.SARTORI, Donato & Pizzi, Paola. Maschere e Mascheramenti. I Sartori tra Arte e Teatro. SIBILIA, Paula. O Homem Pós-Orgânico. Corpo, Subjetividade e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.Artigos AMARAL, Ana Maria. Objetos, rituais no candomblé da Bahia. In: Sala Preta. S. Paulo: ECA/USP, Jun. 2001.CAVALIERE, Arlete. Meyerhold e a Biomecânica: Uma Poética do Corpo. In: O Percevejo, n.4 Rio de Janeiro: Departamento de Teoria do Teatro/Programa de Pós-graduação em Teatro da UNIRIO, 1996. p. 68-73. COSTA, F.S. Teatro e Cultura Popular Urbana: Folclore em S. Miguel Paulista. In: Revista Unicsul, n. 9. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2002, p. 188-202.COSTA, Felisberto. O sopro divino: dramaturgia, manipulação e objeto. Revista Sala Preta, n.3 ECA/USP, 2003.DANI, Sandra. A Máscara, seu sentido e seu uso no treinamento do ator. Revista do Instituto de Artes da UFGRS, n.1. Porto Alegre: IA/UFRGS, Mai. 1990, p.83-90.DE BOSIO, Gianfranco – Maschera, specchio di vita. In: Arte della Maschera nella Commedia dell´Arte. Firenze: La Casa Usher, 1984.TRIGO, Isa. Cyborgs e Máscaras. In: Repertório: Teatro e Dança, n. 2. Salvador: UFBA, 1999, p. 43-53.RevistaMóin Móin. Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. N. 1. Florianópolis: UDESC/SCAR, 2005.