Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0553 - Teatro de Animação I
Theater of Performing Objects I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
O Teatro de Animação constitui um segmento de um universo mais amplo que denomino ATUAÇÃO COM OBJETOS. Nessa perspectiva, descortinam-se explorações teóricas e práticas em que o OBJETO adquire múltiplos estatutos, seja no texto seja na cena. Simultaneamente, instrumental para a formação de um atuante e para a configuração de uma linguagem, o curso possibilita ao aluno elaborar pesquisas endereçadas a projetos pedagógicos e à produção artística. Ressalta-se o espaço criado para a discussão dos fenômenos artísticos contemporâneos. Em síntese, teríamos:

- Trabalhar a atuação com a máscara, lastreada numa acepção extensa de dramaturgia, relacionando-se a ação (ou o movimento) a todos os elementos constitutivos da cena: o atuante, o espaço-tempo, o texto, o figurino, a iluminação, o som e a cenografia.
- Explorar o conceito de metamorfose segundo a conjunção: corpo e objeto, buscando os elementos fundamentais para a configuração da cena: diálogo do atuante consigo mesmo, com o outro e com o espectador.
- Propiciar a constituição de um corpo-outro para a atuação em geral, e mais especificamente, para as diversas textualidades vislumbradas pelo teatro de animação.
- Suscitar abordagens que proporcionem a interface com outros fazeres artísticos.
- Pesquisar princípios específicos envolvendo máscaras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2104013 - Felisberto Sabino da Costa
 
Programa Resumido
Máscara Neutra. Máscara Expressiva. Meias-máscaras. A Máscara e a Cena Contemporânea.
 
 
 
Programa
- Reflexão sobre a máscara e o treinamento do ator.

A pedagogia de Jacques Copeau e de Jacques Lecoq e os seus desdobramentos.
Outras possibilidades e pedagogias.

- Introdução ao trabalho com máscara

Teoria e Prática. Exercícios Preparatórios.

- A Máscara Expressiva: Máscaras e contra-máscaras

Improvisação com Máscaras Larvárias, Máscaras Abstratas e Máscaras de personagens.
A energia (manutenção de um estado proposto); a respiração (comunhão profunda com o objeto); o olhar (como ação); o ritmo (dança interior

- As máscaras falantes: a meia-máscara e os acentos.

A voz-máscara (música interior).

- A Máscara e a cena contemporânea

Experiências com múltiplos mascaramentos.
- Aspectos pedagógicos do Teatro de Animação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O percurso estende-se do silêncio à fala: máscaras expressivas e meias-máscaras. São propostos discussões e exercícios teóricos e práticos em que está em jogo (e no jogo) uma série de princípios constituintes da linguagem.

Freqüência.
Participação nas aulas.
Realização de trabalhos práticos (a serem partilhados com a turma)
À luz da bibliografia e das reflexões efetuadas em classe, ensaio com base no processo desenvolvido ao longo do curso.
Critério
teórico-prático
Norma de Recuperação
Não há.

 
Bibliografia
     
Livros:
AMARAL, Ana Maria. . O Ator e seus Duplos - Máscaras, Bonecos e Objetos. S. Paulo: Senac, 2002.
ARTAUD, A. O Teatro e seu Duplo. S. Paulo: Martins Fontes, 2000.
ASLAN, Odette (org.). Le Masque – Du rite au Théâtre. Paris: CRNS, 1989.
BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel. Tratado de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo/Campinas: Hucitec/Unicamp, 1995.
BROOK, Peter. O Ponto de Mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.
ELDDREGE, Sears. Mask Improvisation for Actor Training and Performance - The Compelling Image. Evanston (Illinois): Northwestern University Press, 1996.
.FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. S. Paulo: Senac, 2004.
GARCIA, Silvana. As Fronteiras de Jericó. Teatro das Vanguardas Históricas. São Paulo: Hucitec, 1997.
GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GREINER, Christine. O Corpo. Pista para Estudos Indisciplinares. São Paulo; Annablume, 2005.
LECOQ, Jacques et alli. Le Théâtre du Geste. Paris: Bordas, 1987.
LECOQ, Jacques. Le Corps Poetique – Un enseignement de la création théâtrale. En colaboration avec Gabriel Carasso et Jean-Claude Lallias. Paris: Actes Sud-Papiers, 1997.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. S. Paulo; Editora 34, 2004.
MILLER, Arthur I. Einstein, Picasso: Space, Time and the Beauty That Causes Havoc. New York: Basic Books, 2002.
OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca, 2001.
SARTORI, Donato & Pizzi, Paola. Maschere e Mascheramenti. I Sartori tra Arte e Teatro. SIBILIA, Paula. O Homem Pós-Orgânico. Corpo, Subjetividade e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.



Artigos

AMARAL, Ana Maria. Objetos, rituais no candomblé da Bahia. In: Sala Preta. S. Paulo: ECA/USP, Jun. 2001.
CAVALIERE, Arlete. Meyerhold e a Biomecânica: Uma Poética do Corpo. In: O Percevejo, n.4 Rio de Janeiro: Departamento de Teoria do Teatro/Programa de Pós-graduação em Teatro da UNIRIO, 1996. p. 68-73.
COSTA, F.S. Teatro e Cultura Popular Urbana: Folclore em S. Miguel Paulista. In: Revista Unicsul, n. 9. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2002, p. 188-202.
COSTA, Felisberto. O sopro divino: dramaturgia, manipulação e objeto. Revista Sala Preta, n.3 ECA/USP, 2003.
DANI, Sandra. A Máscara, seu sentido e seu uso no treinamento do ator. Revista do Instituto de Artes da UFGRS, n.1. Porto Alegre: IA/UFRGS, Mai. 1990, p.83-90.
DE BOSIO, Gianfranco – Maschera, specchio di vita. In: Arte della Maschera nella Commedia dell´Arte. Firenze: La Casa Usher, 1984.
TRIGO, Isa. Cyborgs e Máscaras. In: Repertório: Teatro e Dança, n. 2. Salvador: UFBA, 1999, p. 43-53.

Revista

Móin Móin. Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. N. 1. Florianópolis: UDESC/SCAR, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0553

Clique para consultar o oferecimento para CAC0553

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP