Musicalizar o aluno, instrumentalizando-o para o trabalho nas disciplinas seguintes da área de Música no CAC.Desenvolver o domínio da linguagem musical.Promover a aquisição de habilidades e competências essenciais para a prática musical. Estimular e desenvolver o potencial criativo do aluno em relação à linguagem musical.
Consciência corporal, ritmo e movimento. Improvisação. Percepção musical. Leitura e solfejo. Técnica vocal e canto coral.
Prática e teoria musicais, envolvendo:a) Consciência corporal, ritmo e movimento: improvisação, jogos e exercícios. Experimentos sonoros e musicais em situação de cena. b) Percepção musical: escuta e realização corporal de propostas. Ditado musical. Jogos.c) Leitura musical.d) Solfejo de partiturase) Técnica vocal: propriocepção; exercícios individuais e coletivos (vocalises e outros). f) Exploração de repertório abrangendo exemplos de diversas épocas da História da Música e composições específicas para o teatro.
BERRY, Cicely. Voice and the actor. London: G. Harrap, 1973.CUNHA, Alberto Luís da. A oficina coral como atividade de apoio ao coro amador. S. Paulo: ECA-USP, 1999. Dissertação de mestrado.HOLODENKO, I. La chorale populaire. Paris: Eds. Sociales, s/dLABAN, Rudolf. Domínio do movimento. S. Paulo: Summmus, 1978.LOUZADA, P. S. As bases da educação vocal. R. Janeiro: O Livro Médico, 1982MUÑOZ, Ana Maria & HOPPE-LAMER, Christine. Bases orgánicas para la educación de la voz. México, D. F.: Escenología, A. C., 1999.