. Estimular a imaginação, a concentração, a expressão, a percepção, a interatividade e a comunicabilidade, a partir da prática das improvisações.. Ampliar a capacidade de criação da cena com as formas da improvisação espontânea e estruturada.. Exercitar a improvisação teatral como procedimento de expressão, composição e análise da cena.. Valorizar as estruturas cognitivas e psicofísicas de cada aluno, desenvolvendo-se seu desempenho a partir delas.
Improvisação e composição. Teatralidade e textualidade. Composição da cena polissêmica.
1. Improvisação e composição:- Tema, enredo e narrativa.- Teatralidade e textualidade.- Construção no espaço e no tempo.- Combinações expressivas dos elementos visuais. - Percepção e participação.2. Composição da cena polissêmica:- A sincronicidade e a simultaneidade- A construção e a disjunção da cena.3. Aspectos Pedagógicos das Práticas da Cena.
HENRRIGEL, Eugen. A Arte Cavalheiresca do Arquivo Zen. São Paulo: Ed. Pensamento, s/d. HODGSON, J. e RICHARDS, E. Improvisación. Madri: Ed. Fundamentos, 1982. PAZ, Otávio. A Outra Voz Contar e Cantar. in A Outra Voz. São Paulo: Editora Siciliano, 2001. GOETHE, Johann Wolfang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ed. 34, 2006.