- Explorar o teatro de animação como linguagem específica e como instrumento para a reflexão sobre o fazer teatral.- Trabalhar os princípios específicos do teatro de animação mediados pelo boneco e pelo objeto.- Suscitar abordagens que proporcionem a interface com outros fazeres artísticos. A partir de uma introdução teórico-prática, este segundo momento privilegiará o boneco, a dramaturgia do material, a sombra e o objeto. Haverá a elaboração de pequenos exercícios teatrais aplicando os conceitos do Teatro de Animação. Finalizando, uma reflexão sobre o processo.
Estudo da atuação mediada pelo boneco e pelo objeto: Teatro de Bonecos, Teatro de Sombras, Teatro de Objetos.
Teatro de Animação: Teoria e Técnicas Exercícios de Manipulação CorporalA Dramaturgia do Material.Atuação com Objetos. Teatro de ObjetosTeatro de SombraA Animação do Boneco: Olhar. Ponto Fixo. Ritmo. Impulso. Respiração.A Dissociação: Ator-Boneco. A Relação Ator e Boneco. A marionetização do ator.O Teatro de Animação Contemporâneo
LivrosAMARAL, Ana Maria. O Teatro de Formas Animadas. S. Paulo: Edusp, 1993.AMARAL, Ana Maria. Teatro de Bonecos no Brasil. S. Paulo: Com-Art, 1994.AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação. S. Paulo: Ateliê Profissional, 1997.AMARAL, Ana Maria. O Ator e seus Duplos: Máscaras, Bonecos e Objetos. São Paulo: Senac, 2002.APOCALYPSE, Álvaro. Dramaturgia para a Nova Forma da Marionete. Belo Horizonte; Giramundo Teatro de Bonecos, s.d.BAKHTIN, M. A Cultura Popular no Renascimento e na Idade Média. S. Paulo: Hucitec, 1993. BUADRIALLARD, Jean. Semiologia dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 1989.BELTRAME, Valmor (Org.). Teatro de Sombras: Técnica e Linguagem. Florianópolis: UDESC, 2005.BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator – Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.COSTA, Felisberto. O sopro divino; dramaturgia, manipulação e objeto. Revista Sala Preta, n.3 ECA/USP, 2003.CRAIG, E. Gordon. Da Arte do Teatro. Tradução, Prefácio e Notas de Redondo Jr. Lisboa: Editora Arcádia, 1963. GIROUX, Sakae M. & SUZUKI, Tae. Bunraku: Um Teatro de Bonecos. S. Paulo: Perspectiva, 1991.KLEIST, Heinrich von. Sobre o Teatro de Marionetes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.SOUZA, Marco. O Kuruma Ningyo e o Corpo no Teatro de Animação Japonês. São Paulo: Annablume, 2005.RevistaMóin Móin, n.1. Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas Florianópolis: UDESC/SCAR, 2005.