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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0558 - Música II
Music II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Musicalizar o aluno, instrumentalizando-o para o trabalho nas disciplinas seguintes da área de Música no CAC.
Desenvolver o domínio da linguagem musical.
Promover a aquisição de habilidades e competências essenciais para a prática musical.
Estimular e desenvolver o potencial criativo do aluno em relação à linguagem musical.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
59771 - Fabio Cardozo de Mello Cintra
 
Programa Resumido
Consciência corporal, ritmo e movimento. Improvisação. Percepção musical. Leitura e solfejo. Técnica vocal e canto coral.
 
 
 
Programa
Prática e teoria musicais, envolvendo:

a) Consciência corporal, ritmo e movimento: improvisação, jogos e exercícios. Experimentos sonoros e musicais em situação de cena.
b) Percepção musical: escuta e realização corporal de propostas. Ditado musical. Jogos.
c) Leitura musical.
d) Solfejo de partituras
e) Técnica vocal: propriocepção; exercícios individuais e coletivos (vocalises e outros).
f) Exploração de repertório abrangendo exemplos de diversas épocas da História da Música e composições específicas para o teatro.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de atividades musicais baseadas no trinômio Escuta-Escrita-Execução (exercícios, jogos, improvisações, leitura musical, solfejo e interpretação de partituras, leituras e discussões sobre temas relacionados).
Exercícios e jogos específicos para os itens indicados no programa.
Prática de canto coral: ensaios para exploração e realização de repertório.
Prática de percussão corporal e com instrumentos.
Realização de partituras compostas para textos teatrais.
Aulas expositivas.
Audição e análise de peças musicais, teatrais e filmes, em CD e DVD.
Critério
Realização individual e coletiva satisfatória dos exercícios, jogos e performances propostos. Articulação de pensamento e linguagem corretos, a respeito dos conceitos e procedimentos musicais realizados. Freqüência às aulas e ensaios.
Norma de Recuperação
Nova realização dos objetivos propostos, dentro do prazo de recuperação, para avaliação do professor.
 
Bibliografia
     
Teatro

ANDRADE, Maíra Leme de. O ritmo na ação do ator. S. Paulo: ECA-USP, 2005. Dissertação de mestrado.
BERRY, Cicely. Voice and the actor. London: G. Harrap, 1973.
CHAVES, Yedda Carvalho. A biomecânica como princípio constitutivo da arte do ator. S. Paulo: ECA-USP, 2001. Dissertação de mestrado.
CUNHA, Alberto Luís da. A oficina coral como atividade de apoio ao coro amador. S. Paulo: ECA-USP, 1999. Dissertação de mestrado.
DALCROZE, Jacques Émile.
HOLODENKO, I. La chorale populaire. Paris: Eds. Sociales, s/d
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. S. Paulo: Summmus, 1978.
LOUZADA, P. S. As bases da educação vocal. R. Janeiro: O Livro Médico, 1982
MEYERHOLD, Vsévolod Emilievitch. Teoría teatral. Madrid: Fundamentos, 1971.
MUÑOZ, Ana Maria & HOPPE-LAMER, Christine. Bases orgánicas para la educación de la voz. México, D. F.: Escenología, A. C., 1999.
PINTO, Karen Astrid Müller. A poética do corpo em movimento: do conhecimento à expressão. S. Paulo: ECA-USP, 2002. Tese de doutorado.
PIROTTA, Nilthe Miriam. O melos dramático: pequena introdução ao estudo das relações drama-música no teatro. S. Paulo: ECA-USP, 1992. Dissertação de mestrado.
__________. O melos dramático: a gênese do teatro musical moderno. S. Paulo: ECA-USP, 1997. Tese de doutorado.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. S. Paulo: Perspectiva, 1982.
__________. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. S. Paulo: Perspectiva, 2001. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. R. de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

Música

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador. S. Paulo: Peirópolis, 2001.
CINTRA, Fábio C. M. A musicalidade como arcabouço da cena: caminhos para uma educação musical no teatro. S. Paulo: ECA-USP, 2006. Tese de doutorado.
CINTRA, Fabio Cardozo de Mello. Noigandres: o programa coral como composição. S. Paulo: ECA-USP, 1987. Dissertação de mestrado.
CUNHA, Alberto Luís da. A oficina coral como atividade de apoio ao coro amador. S. Paulo: ECA-USP, 1999. Dissertação de mestrado.
DELALANDE, François. Le son des musiques. Paris: INA- Buchet-Castel, Pierre Zech, 2001. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Ecologia sonora. S. Paulo, Irmãos Vitale, 2004. __________. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. S. Paulo: UNESP, 2005. GAINZA, Violeta H. La improvisación musical. B. Aires: Ricordi Americana, s/d.
__________. Fundamentos, materiales y técnicas de la educación musical. B. Aires: Ricordi Americana, 1984.
__________. La educación musical frente al futuro. B. Aires: Violeta Gainza Ed., 1994.
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. S. Paulo: Perspectiva, 1992.
__________. Rítmica viva. Campinas,SP: UNICAMP, 1996.
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
HINDEMITH, Paul. Adiestramiento elemental para músicos. B. Aires, Ricordi Argentina, 1975.
JACQUES-DALCROZE, Émile. Ginnastica ritmica estetica e musicale. Milano: Ulrico Hoepli, 1925. __________. La musique et nous. Genève: P. F. Perret-Gentil, 1945. JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. S. Paulo: Objetiva, 2002.
NAVAS, Carmen María Méndez. Vivencias musicales a través de la rítmica: didáctica de la música. San José, C. R.: Comisión Costarricense de Cooperación con la Unesco, 2004.
PAYNTER, John. Hear and now. London: Halstan & Co. Ltd., 1972.
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RAMOS, Marco Antônio da Silva. Canto coral: do repertório temático à construção do programa. S. Paulo: ECA-USP, 1988. Dissertação de mestrado.
ROBINSON, Ray & WINOLD, Allen. The choral experience. N. York: Harper & Row, 1976. RODRIGUES, Indioney Carneiro. O gesto pensante: a proposta de educação rítmica polimétrica de José Eduardo Gramani. S. Paulo: ECA-USP, 2001. Dissertação de mestrado.
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SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. S. Paulo. UNESP, 1991.
__________. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. S. Paulo: UNESP, 1997.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. S. Paulo: Moderna, 2003.
WILLEMS, Edgar. As bases psicológicas da educação musical. Bienne: Pro-Musica, 1970. __________. La preparación musical de los más pequeños. B. Aires: Eudeba, 1962.
__________. Le rythme musical. Paris: Presses Universitaires de France, 1954.
__________. L’oreille musicale. (Avant-propos de E. Jacques-Dalcroze). Fribourg: Promusica, 1977.
ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Da música: seus usos e recursos. S. Paulo: UNESP, 2002.

Artigos

CAVALIERI, Arlete. “Meyerhold e o ‘corpo’ teatral brasileiro: presença ou ausência?”. In: Sala Preta. No. 2. S. Paulo: CAC-ECA-USP, 2002, p.67-71.
CHAPUIS, Marie-Laure. “La pédagogie musicale élémentaire selon Carl Orff”. Site officiel de l’Association Orff – France. Disponível em: http://users.skynet.be/aecoute/orff/pedagogie.htm. Acesso em 22 jul. 2006.
GAINZA, Violeta H. de. “A improvisação musical como técnica pedagógica”. In: Cadernos de Estudo: Educação Musical. No. 1. S. Paulo - B. Horizonte: Atravez/UFMG, 1988, p. 22-29. GLOBOKAR, Vinko. “Réagir”. In: Musique en Jeu. No. 1. Paris: Seuil, Mars 1970, p. 46-47.
SCHNEBEL, Dieter. "Composition de l'éspace". In: Musique en Jeu. No. 22. Paris: Seuil, Jan. 1976, p. 44-49.

 

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