Objetivo central da disciplina é estimular o debate crítico, com base no estudo de relações possíveis entre forma teatral e contexto social. O curso se configura como uma introdução à reflexão teórica sobre o teatro, com ênfase na análise e interpretação de casos da dramaturgia, encenação e atuação a partir de seu diálogo com a tradição clássica e sua inscrição no aparelho produtivo.
A primeira parte do curso se concentra no debate geral sobre relações entre arte e sociedade, procurando discutir funções históricas diversas do fenômeno teatral. A segunda parte analisa formas dramatúrgicas, e procura interpretar a tradição dos gêneros em perspectiva histórica, a partir de casos exemplares.A terceira parte prioriza o debate dos aspectos sociais da encenação e atuação modernas, com vistas a sua compreensão crítica.
I. Aspectos gerais da reflexão estética, poética e crítica. A crítica e a produção artística no mundo da mercadoria. II. Relações entre forma estética e sociedade. III. Modos de produção teatral. IV. Teorias dos gêneros literários e suas situações históricas.V. Poética de Aristóteles. Introdução à teoria do teatro. VI. Os gêneros clássicos: tragédiaVII. Gêneros clássicos: comédiaVIII. Gêneros clássicos: drama e sua crise. IX. Epicização das formas no teatro moderno. O estudo de Peter Szondi. X. A encenação moderna. O fenômeno teatral, segundo Anatol Rosenfeld. XI. Aspectos sociológicos da atuação.XII. Aspectos sociológicos da atuação.XIII. Problemas da crítica teatral hoje.
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