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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0560 - Teatro e Sociedade
Theater and Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Objetivo central da disciplina é estimular o debate crítico, com base no estudo de relações possíveis entre forma teatral e contexto social. O curso se configura como uma introdução à reflexão teórica sobre o teatro, com ênfase na análise e interpretação de casos da dramaturgia, encenação e atuação a partir de seu diálogo com a tradição clássica e sua inscrição no aparelho produtivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
 
Programa Resumido
A primeira parte do curso se concentra no debate geral sobre relações entre arte e sociedade, procurando discutir funções históricas diversas do fenômeno teatral. 
A segunda parte analisa formas dramatúrgicas, e procura interpretar a tradição dos gêneros em perspectiva histórica, a partir de casos exemplares.
A terceira parte prioriza o debate dos aspectos sociais da encenação e atuação modernas, com vistas a sua compreensão crítica.
 
 
 
Programa
I.	Aspectos gerais da reflexão estética, poética e crítica. A crítica e a produção artística no mundo da mercadoria. 
II. Relações entre forma estética e sociedade.
III. Modos de produção teatral.
IV. Teorias dos gêneros literários e suas situações históricas.
V. Poética de Aristóteles. Introdução à teoria do teatro.
VI. Os gêneros clássicos: tragédia
VII. Gêneros clássicos: comédia
VIII. Gêneros clássicos: drama e sua crise.
IX. Epicização das formas no teatro moderno. O estudo de Peter Szondi.
X. A encenação moderna. O fenômeno teatral, segundo Anatol Rosenfeld.
XI. Aspectos sociológicos da atuação.
XII. Aspectos sociológicos da atuação.
XIII. Problemas da crítica teatral hoje.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Seminários

Critério
- Trabalho escrito ensaístico.
- Frequência.
- Participação em seminário.
Norma de Recuperação
Elaboração de ensaio novo ensaio.
 
Bibliografia
     
Bibliografia 
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa, Editoria Estampa, 1988.
ARANTES, Paulo. Sentimento da dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Cândido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
BRECHT, Bertolt. A compra do latão: 1939-1955. Trad. Urs Zuber e Peggy Berndt. Lisboa: Vega, 1999.
___. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
___. Estudos sobre teatro. Coletados por Segfried Unseld, trad. Fiama P. Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.
___. Vários escritos. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. Trad. Gilson C. C. de Souza. São Paulo: Unesp, 1997.
CORVIN, Michel (org.) Dictionnaire Encyclopédique du théâtre. (2 volumes) Paris: Bordas, 1995.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
___. Sinta o drama. Petrópolis: Vozes, 1998.
DORT, Bernard. O Teatro e sua realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.
DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Trad. Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
EAGLETON, Terry. A função da crítica. Trad. J.L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
___. “Capitalismo, modernismo e pós-modernismo” em Crítica marxista volume 1, número 2, São Paulo: Brasiliense, 1995, pp. 53-68.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. 2 volumes. 2a. ed. Trad. Walter H. Geenen. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
___. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985.
___. Prismas do teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993.
___. Teatro moderno. São Paulo, Perspectiva, 1977.
___. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969.
___. Texto/Contexto II. São Paulo, Perspectiva, 1993.
___.“Depoimento de Anatol Rosenfeld” (entrevistado por Eliston Altmann) em Suplemento Literário de O Estado de São Paulo de 17.09.1966.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
___. Tragédia moderna. Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
 

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