1. Introduzir os alunos na prática das ações físicas, elemento essencial do trabalho criativo do ator, ligando as fontes históricas e estéticas desta abordagem metodológica, entre as quais Stanislavski, Meyerhold, Laban, Brecht, Artaud, Decroux e Grotowski, ao conceito contemporâneo de atuação.2. Iniciar um processo de treinamento físico com os alunos, que permita trabalhar o corpo e a voz, além de ampliar e reconhecer as suas potencialidades expressivas.3. Criar cenas a partir de textos não-teatrais, como poesias, contos, crônicas ou textos teatrais curtos, que permitam experimentar a composição das ações aos textos e vivenciar a relação palco-platéia.
Ações físicas. Ações vocais e texto. Composição de cenas individuais e coletivas.
I. Ações físicas:1. A relação entre pré-atuação, impulsos e satz.2. A forma da ação: início, meio, ápice e fim.3. Os segmentos da ação: modos de andar, direção, qualidades e níveis, fluência, velocidade, ritmo, relação espacial, forma, tempo, resposta cinestética, gesto.4. A ação física e a relação com os objetos, figurinos, espaço, arquitetura, música e luz. II. Ações vocais e texto:1. Ressonadores. Qualidades e dinâmicas: energia, volume, intensidade, direção, espaço, tempo e duração.2. Respiração, ação e fala.III. Composição de cenas individuais e coletivas:1. Composição e sobreposição de partituras corporais e vocais.2. Imagens e formas.
ARTAUD, A. O teatro e o seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1984.BARBA, E. & SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Campinas: Hucitec, 1995.BOGART, Anne e LANDAU, Tina. The Viewpoints Book. New York: TGG, 2005. BORHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992. BROOK, Peter. O teatro e o seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.CHEKHOV, M. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986. GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.LABAN, R. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.GUINSBURG, Jacó. Stanislavski, Meyerhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.MEYERHOLD, V. Teoria teatral. Madrid: Fundamentos, 1986.STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, l964.