Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0562 - Práticas da Cena III
Stage Practices III

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 240 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
1. Introduzir os alunos na prática das ações físicas, elemento essencial do trabalho criativo do ator, ligando as fontes históricas e estéticas desta abordagem metodológica, entre as quais Stanislavski, Meyerhold, Laban, Brecht, Artaud, Decroux e Grotowski, ao conceito contemporâneo de atuação.
2. Iniciar um processo de treinamento físico com os alunos, que permita trabalhar o corpo e a voz, além de ampliar e reconhecer as suas potencialidades expressivas.
3. Criar cenas a partir de textos não-teatrais, como poesias, contos, crônicas ou textos teatrais curtos, que permitam experimentar a composição das ações aos textos e vivenciar a relação palco-platéia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
536982 - Elisabeth Silva Lopes
 
Programa Resumido
Ações físicas.  Ações vocais e texto. Composição de cenas individuais e coletivas.
 
 
 
Programa

I. Ações físicas:
1. A relação entre pré-atuação, impulsos e satz.
2. A forma da ação: início, meio, ápice e fim.
3. Os segmentos da ação: modos de andar, direção, qualidades e níveis, fluência, velocidade, ritmo, relação espacial, forma, tempo, resposta cinestética, gesto.
4. A ação física e a relação com os objetos, figurinos, espaço, arquitetura, música e luz.

II. Ações vocais e texto:
1. Ressonadores. Qualidades e dinâmicas: energia, volume, intensidade, direção, espaço, tempo e duração.
2. Respiração, ação e fala.

III. Composição de cenas individuais e coletivas:
1. Composição e sobreposição de partituras corporais e vocais.
2. Imagens e formas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas, compostas de estímulos para o desenvolvimento de exercícios de treinamento, improvisação e composição, nos níveis do trabalho individual e coletivo. Os alunos deverão produzir situações cênicas que articulem a expressão, a percepção, a estética e a ética, assim como a teoria e a prática vivenciadas nas aulas.
Critério
Resultados dos exercícios práticos e capacidade do aluno na execução dos mesmos. Sensibilidade, imaginação, criatividade, disciplina, pontualidade e grau de participação dos alunos também serão critérios de avaliação.

Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
ARTAUD, A. O teatro e o seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1984.
BARBA, E. & SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Campinas: Hucitec, 1995.
BOGART, Anne e LANDAU, Tina. The Viewpoints Book. New York: TGG, 2005.
BORHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
BROOK, Peter. O teatro e o seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.
CHEKHOV, M. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
LABAN, R. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
GUINSBURG, Jacó. Stanislavski, Meyerhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MEYERHOLD, V. Teoria teatral. Madrid: Fundamentos, 1986.
STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, l964.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0562

Clique para consultar o oferecimento para CAC0562

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP