Dar continuidade ao estudo cronológico do Teatro Brasileiro, sob o ponto de vista estético/social, com a preocupação de unir esse desenvolvimento à evolução do teatro universal.
Dar continuidade ao estudo cronológico do Teatro Brasileiro, sob o ponto de vista estético/social, incorporando ao estudos as novas formas contemporâneas do espetáculo teatral
1. Apresentação do curso, bibliografia, organização das atividades2. O TBC e o sentido de direção. O TMDC e as companhias dos anos 503. Dramaturgia do teatro moderno - Jorge Andrade (Rasto atrás) e Nelson Rodrigues (Dorotéa)4. Resgate de raízes – Suassuna (A pena e a lei), Dias Gomes (O pagador de promessas) e Sofredini (Na carreira do Divino)5. Teatro de resistência - O teatro de Arena: Guarnieri, Boal e o sistema Coringa e o teatro épico (Arena canta Tiradentes)6. Radicalismo e desilusão - CPC, Vianinha (Rasga coração)7. O teatro Oficina: momentos e renovações8. O mundo da marginália - Plínio Marcos (Dois perdidos numa noite suja)9. Dramaturgia do desassossego: a geração de 1969 – Antonio Bivar (Manual de sobrevivência na selva)10. O teatro de grupo e a criação coletiva 11. A comédia e o besteirol 12. teatro dança e/ou dança teatro (texto base); teatro e performance 13. A idéia de encenação: Antunes Filho e Gerald Thomas 14. O processo colaborativo e o teatro de grupo 15. Uma nova dramaturgia para a cena.
ALMADA, I. Teatro de Arena, uma estética de resistência. São Paulo, Boitempo, 2004.BETTI, M.S. Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Edusp, 1997.BOAL, A. Teatro do oprimido, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.CAMPOS, C.A. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1988.COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.COSTA, I. C. A Hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.DÓRIA, Gustavo: Moderno teatro brasileiro, Rio de Janeiro: SNT, 1975. FARIA, J. R. O teatro na estante. São Paulo: Atelier, 1998.FERNANDES, S. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva, 1996.GUIMARÃES, C. S. Antunes Filho, um renovador do Teatro Brasileiro. Campinas: Unicamp, 1998.GUZIK, A. TBC: crônica de um sonho. São Paulo: Perspectiva, 1986.MAGALDI, S. Um palco brasileiro: o Arena de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1984.__________. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1998.__________. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1999MELO, P. R. V. de. Plínio Marcos: a flor e o mal. Petrópolis: Firmo: 1994.MICHALSKI, Y. O palco amordaçado. Rio de Janeiro: Avenir, 1979.MILARÉ, S. Antunes Filho e a dimensão utópica. São Paulo: Perspectiva, 1994.MOSTAÇO, E. Teatro e política: Arena, Oficina e Opinião. São Paulo: Proposta, 1982. PRADO, D. Teatro: 1930-1980 (ensaio interpretativo). In: HOLANDA, S. B. (org.) HGCB. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, t III, v.4 p. 525-90.PEREIRA, H. V. Trate-me leão. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. ROSENFELD, A. O teatro épico, São Paulo: Perspectiva,1985.SANT’ANNA. C. Metalinguagem e teatro. Cuiabá: edUFMT, 1997.SARTIGEN, K. Brecht no teatro brasileiro. São Paulo: Hucitec, 1998.SILVA, A. S. Oficina: do teatro ao te-ato. São Paulo: Perspectiva, 1981.TELESI, S. F. S. Grupos teatrais : percurso e linguagem. Campinas: Ed. Unicamp, 2000.____________. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.