Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0566 - Teatro Brasileiro II
Brazilian Theater II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Dar continuidade ao estudo cronológico do Teatro Brasileiro, sob o ponto de vista estético/social, com a preocupação de unir esse desenvolvimento à evolução do teatro universal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
245000 - Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
 
Programa Resumido
Dar continuidade ao estudo cronológico do Teatro Brasileiro, sob o ponto de vista estético/social, incorporando ao estudos as novas formas contemporâneas do espetáculo teatral
 
 
 
Programa
1. Apresentação do curso, bibliografia, organização das atividades
2. O TBC e o sentido de direção. O TMDC e as companhias dos anos 50
3. Dramaturgia do teatro moderno - Jorge Andrade (Rasto atrás) e Nelson Rodrigues (Dorotéa)
4. Resgate de raízes – Suassuna (A pena e a lei), Dias Gomes (O pagador de promessas) e Sofredini
(Na carreira do Divino)
5. Teatro de resistência - O teatro de Arena: Guarnieri, Boal e o sistema Coringa e o teatro épico
(Arena canta Tiradentes)
6. Radicalismo e desilusão - CPC, Vianinha (Rasga coração)
7. O teatro Oficina: momentos e renovações
8. O mundo da marginália - Plínio Marcos (Dois perdidos numa noite suja)
9. Dramaturgia do desassossego: a geração de 1969 – Antonio Bivar (Manual de sobrevivência na selva)
10. O teatro de grupo e a criação coletiva
11. A comédia e o besteirol
12. teatro dança e/ou dança teatro (texto base); teatro e performance

13. A idéia de encenação: Antunes Filho e Gerald Thomas

14. O processo colaborativo e o teatro de grupo

15. Uma nova dramaturgia para a cena.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e fichamento de textos dramatúrgicos e/ou teóricos . Elaboração de ensaios sobre os temas tratados.
Debates com especialistas e palestras com outros professores, na medida do possível .
Critério
Participação nos debates, trabalhos escritos, assiduidade.
Norma de Recuperação
Realização de prova ou trabalho.
 
Bibliografia
     
ALMADA, I. Teatro de Arena, uma estética de resistência. São Paulo, Boitempo, 2004.
BETTI, M.S. Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Edusp, 1997.
BOAL, A. Teatro do oprimido, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
CAMPOS, C.A. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1988.
COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
COSTA, I. C. A Hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
DÓRIA, Gustavo: Moderno teatro brasileiro, Rio de Janeiro: SNT, 1975.
FARIA, J. R. O teatro na estante. São Paulo: Atelier, 1998.
FERNANDES, S. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva, 1996.
GUIMARÃES, C. S. Antunes Filho, um renovador do Teatro Brasileiro. Campinas: Unicamp, 1998.
GUZIK, A. TBC: crônica de um sonho. São Paulo: Perspectiva, 1986.
MAGALDI, S. Um palco brasileiro: o Arena de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
__________. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1998.
__________. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1999
MELO, P. R. V. de. Plínio Marcos: a flor e o mal. Petrópolis: Firmo: 1994.
MICHALSKI, Y. O palco amordaçado. Rio de Janeiro: Avenir, 1979.
MILARÉ, S. Antunes Filho e a dimensão utópica. São Paulo: Perspectiva, 1994.
MOSTAÇO, E. Teatro e política: Arena, Oficina e Opinião. São Paulo: Proposta, 1982.
PRADO, D. Teatro: 1930-1980 (ensaio interpretativo). In: HOLANDA, S. B. (org.) HGCB. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, t III, v.4 p. 525-90.
PEREIRA, H. V. Trate-me leão. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
ROSENFELD, A. O teatro épico, São Paulo: Perspectiva,1985.
SANT’ANNA. C. Metalinguagem e teatro. Cuiabá: edUFMT, 1997.
SARTIGEN, K. Brecht no teatro brasileiro. São Paulo: Hucitec, 1998.
SILVA, A. S. Oficina: do teatro ao te-ato. São Paulo: Perspectiva, 1981.
TELESI, S. F. S. Grupos teatrais : percurso e linguagem. Campinas: Ed. Unicamp, 2000.
____________. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0566

Clique para consultar o oferecimento para CAC0566

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP