O objetivo do curso é levar o aluno a refletir sobre a relação entre a teoria do teatro elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, feita a partir de leituras das obras de encenadores e performers, e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos. A tentativa é aliar teoria e prática para a compreensão mais ampla do fenômeno teatral.
. O teatro da crueldade de Antonin Artaud; 2. O teatro dialético de Bertolt Brecht; 3. O teatro de Peter Brook; 4. O teatro da morte de Tadeusz Kantor; 5. A cena de imagens de Robert Wilson;6. A performance de Marina Abramovich; 7. A cena de Robert Lepage; 8. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro
1. O teatro da crueldade de Antonin Artaud1.1. Artaud e o teatro energético segundo Jean-François Lyotard.1.2. Artaud e o fechamento da representação segundo Jacques Derrida.2. O teatro dialético de Bertolt Brecht2.1. Brecht e o teatro épico segundo Walter Benjamin.2.2. Brecht, o teatro crítico e a crítica do teatro segundo Jean-Pierre Sarrazac.3. O teatro de Peter Brook3.1 O teatro no cruzamento das culturas segundo Patrice Pavis.4. O teatro da morte de Tadeusz Kantor.4.1 A encenação emancipada segundo Bernard Dort. 5. A cena de imagens de Robert Wilson5.1 O teatro pós-dramático segundo Hans-Thies Lehmann.6. A performance de Marina Abramovich6.1 A teoria da performance de Richard Schechner.7. A cena de Robert Lepage7.1 O teatro performativo de Josette Féral. 8. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro.
Específica:ARTAUD, Antonin. O teatro e a peste. O teatro e a metafísica. O teatro da crueldade, 1o. e 2o. manifestos. Um atletismo afetivo. In O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins editora, 2006. _____________. O umbigo dos limbos. O pesa-nervos. A concha e o clérigo. In: Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2004. BENJAMIN, Walter. Que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 78-90. BERNSTEIN, Ana. A casa com vista para o mar de Marina Abramovic. São Paulo: Sala Preta 3, 2003, p.132-140.BERNSTEIN, Ana. “Marina Abramovic: do corpo do artista ao corpo do público. In: Vozes femininas, p.378-402.BRECHT, Bertolt, Pequeno Organon para o teatro. A nova técnica da arte de representar. As cenas de rua. Efeitos de distanciamento na arte dramática chinesa. Notas sobre a ópera Grandeza e decadência da cidade de Mahagonny. In: Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978, p.99-134.BROOK, Peter. O ponto de mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.____________. O teatro e seu espaço. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.DERRIDA, Jacques. A palavra soprada. O teatro da crueldade e o fechamento da representação. In A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971, p. 107-177.DELGADO, Maria e HERITAGE,Paul. “Robert Lepage”. In: Diálogos no palco. São Paulo: Francisco Alves, 1999.DORT, Bernard. La représentation émancipée. Paris: Actes Sud, 1988, p. 171-184.FÉRAL, Josette. Teatro performativo. São Paulo: Sala Preta n.8, 2008, p.120-132.GALIZIA, Luís Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. São Paulo: Sala Preta 3, 2003, p.9-19.LYOTARD, Jean-François. La dent, la paume. In Des dispositifs pulsionnels. Paris: Galilée, 1994, p. 91-98. KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. São Paulo: Perspectiva, 2008.PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento das culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.SARRAZAC, Jean-Pierre. L´invention de la théâtralité. La leçon des maîtres. In: Critique du théâtre. De l´utopie au désenchantement”. Paris: Circé, 2000, p. 53-71 e 113-139.SCHECHNER, Richard. “Drama, script, theater, and performance”. In: Performance theory. London: Routledge, 1988, p. 68-105.GeralABRAMOVIC, Marina. Elevating the public. In: HEATHFIELD, Adrian. Live: Art and Performance. New York: Routledge, 2004, p.144-151.DUNDJEROVIC, Aleksandar Sasa. The performers: The seven streams of the river Ota. In: The theatricality of Robert Lepage. Londres: McGill-Queen’s University Press, 2007.CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo: Unesp, 1995._______________. Performance art. Performance and the postmodern. In: Performance: a critical introduction. London: Routledge, 1996, p. 100-143.COHEN, Renato. Work in progress como linguagem: considerações sobre criação, processos e sintaxe cênica. In: COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2004, p. 16-45._____________. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.DORT, Bernard. Certezas e incertezas brechtianas. In: O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.ESSLIN, Martin. Artaud. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1976.FELÍCIO, Vera Lúcia. A procura da lucidez em Artaud. São Paulo: Perspectiva, 1996.FÉRAL, Josette. Teatro, teoria y prática: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004._____________. Performance et théâtralité: le sujet démystifié. In: FÉRAL, Josette. Théâtralité, écriture et mise en scène. Québec: Hurtubise, 1985, p. 125-139.FÉRAL, Josette. “Les processus de création: entre méthode et utopie”. In COLLOQUE INTERNATIONAL DES RENNES. Mises em scène du monde. Paris : Les Solitaires Intempestifs, 2005, p. 154-166.FOUQUET, Ludovic. Robert Lepage, l’horizon en images. Québec : Ed. de L’instant même, 2005.GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.HUYSSEN, Andreas. Mapeando o pós-moderno. In HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.MOSTAÇO, Edélcio. O teatro pós-moderno. In GUINSBURG, J. e BARBOSA, Ana Mãe (org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. PHELAN, Peggy. The ontology of performance: representation without reproduction. In: Unmarked. The politics of performance. London: Routledge, 1993, p.146-166.ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.____________________. A arte do ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ____________________. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro, Zahar, 2003.RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998.SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. London: Routledge, 2002, p. 110-142.VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Perspectiva, 1978.