A presente disciplina pretende: 1. Proporcionar ao aluno aprendizado teórico sobre a história e estética da Iluminação cênica. 2. Colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Poéticas da Visualidade 2- Iluminação Cênica, através do desenvolvimento de projetos práticos de Iluminação Cênica, a partir das aulas teóricas. 3. Desenvolver uma reflexão sobre a linguagem da iluminação cênica, suas várias funções na encenação teatral e sua interação com a cenografia.
História e estética da iluminação cênica: Aulas teóricas sobre o desenvolvimento técnico e artístico da iluminação cênica na história do teatro. A iluminação Cênica como linguagem. Características e funções da iluminação Cênica nos diferentes movimentos estéticos, a partir da análise do trabalho dos principais cenógrafos, encenadores e iluminadores da história do teatro. A articulação entre espaço e tempo na iluminação teatral. Laboratório de Luz: Concepção e execução de projetos de iluminação cênica: criação, desenho, montagem e afinação de luz. Desenvolvimento de roteiros de movimento de luz e prática de operação de luz. Analisar os projetos práticos dos alunos em sua coerência com a concepção do espaço e da encenação. Projeto integrado entre Iluminação II & Direção II.
- Arte da Iluminação – Características e funções. - História da iluminação: dos primórdios ao século XV – A luz natural. Renascimento e Barroco: Fogo - História e estética da iluminação: A luz elétrica e a encenação/Naturalismo - História e estética da iluminação: Simbolismo e Appia - História e estética da iluminação: Craig e Max Reinhardt - História e estética da iluminação: Expressionismo – características gerais (Schrei e Geist) Ich-Drama –O foco - O Mendigo e O Filho. Luz como edição - História e estética da iluminação: Piscator - História e estética da iluminação: Bauhaus. - História e estética da iluminação: Teorias da cor na Bauhaus: Johannes Itten;Paul Klee; Wassily Kandinsky; Josef Albers; - Laboratório de luz: A luz no espaço – Desenho. Mapas e projetos. - Laboratório de luz: Execução dos projetos – montagem e afinação da luz. - Laboratório de luz: A luz no tempo e o movimento. Roteiros de operação de luz.
APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva e Outros Textos. São Paulo: ed. Perspectiva, 2022. BABLET, Denis. Edward Gordon Craig. Paris: L’Arche, 1962. _____________ . Josef Svoboda. Lausanne: L’Age d’Homme, 1970. _____________ . Les Révolutions Scéniques du Vingtième Siécle. Paris: Soc.Int. d’Art Xxe siècle, 1975. _____________ .Esthétique Générale du Décor de Théâtre De 1870 a 1914. Paris: Editions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1989. BABLET, Denis et JACQUOT Jean. (org.) L´Expressionnisme dans le Théâtre Européen. Paris: Editions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1984. BALAKIAN, Anna. O Simbolismo.São Paulo: Ed. Perspectiva, 1985. BENTHAN, Frederick. The Art of Stage Ligtng. Londres: Pitman Pub., 1976. BERTHOLD, Margot, História Mundial do Teatro, Ed Perspectiva, São Paulo, 2003. BURIAN, Jarka. The Scenography of Joseph Svoboda, Connecticut: Wesleyan University Press, 1974. CAMARGO, Roberto Gill. A Função Estética da Luz. Sorocaba,SP: Ed. TCM Comunicação, 2000. CRAIG, Edward Gordon. Rumo a um Novo Teatro & Cena. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015. Jacó Guinsburg (org.). Semiologia do Teatro. São Paulo:Ed. Perspectiva,1978. GUINSBURG, Jacó. Stanislávski, Meierhold & Cia.. São Paulo: Editora Perspectiva., 2001. ________________. Stanislávski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001. ________________. Da Cena em Cena. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. ________________. Leone de’Sommi: Um Judeu no Teatro da Renascença Italiana. São Paulo: Ed Perspectiva, 2001. ________________(org.) O Expressionismo. São Paulo: Ed Perspectiva, 2002. HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1980-1982. Volumes 1 e 2. KANDINSKY, N. Do Espiritual na Arte. São Paulo:Ed. MartinsFontes, 1990. KELLER, Max. Light Fantastic. The Art and Design of Stage Lighting.Munique: Prestel Verlag 2006. INGARDEN, r. e outros. O Signo Teatral. Porto Alegre: Ed. Globo, 1977. MEYERHOLD, Vsévolod. Textos Teóricos Volumen 2. Madrid: Alberto Corazon Editor, 1972. MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Hucitec, 1995. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999. ____________. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003. PILBROW, Richard. Stage Lighting: the art, the craft, the life. Design Press, New York, 2000. PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968. PICON-VALLIN, Beatrice. Meierhold. São Paulo: Ed Perspectiva, 2015. REDONDO Jr. Panorama do Teatro Moderno. Lisboa: Ed. Arcádia, 1961. ROSENFELD, Anatol. O Teatro Alemão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1968. __________________. Texto/Contexto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976. __________________. O Teatro Moderno. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977. __________________. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985. ROUBINE, Jean-Jaques. A Linguagem da Encenação Teatral, 1880/1980. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1996. ___________________. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2000. RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998. SABATTINI, Nicola. Pratique pour Fabriquer Scenes et Machines de Theatre. Neauchâtel.1941. STREADER, Tim E Williams, John A. Create Your Own Stage Lighting. New Jersey: Prentice Hall Inc., 1985. VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1990. VITRÚVIO. Livro 5 , Capítulos 3 a 9: Sobre a Construção de Teatros in Tratado de Arquitetura, trad., introd. e notas de M.Justino Maciel. São Paulo: Martins, 2007. WICK, Rainer. Teaching at the Bauhaus; Berlim: Hatje Cantz Publishers, 2000. WÖLFFLIN, Heinrich. Renascença e Barroco; São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989. ZAMORA, Guerrero. História del Teatro Contemporáneo. E. Juan Flors, 4v., 1960. Trabalhos Acadêmicos SARAIVA, Hamilton F. Iluminação Teatral: História, Estética e Técnica. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 1990, 2 vol. FORJAZ, Cibele. À Luz da Linguagem – A Iluminação Cênica: de Instrumento da Visibilidade à “Scriptura” do visível (Primeiro recorte: do fogo à Revolução teatral). Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2008. FORJAZ, Cibele. À Luz da Linguagem – A Iluminação Cênica: de Instrumento da Visibilidade à “Scriptura” do visível. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2013. Artigos BABLET, Denis. “A Luz no Teatro” in O Teatro e sua Estética. Lisboa: Ed. Arcádia, 1964. FERNANDES, Silvia. Encenação Teatral no Expressionismo in O Expressionismo (Org. Jacó Guinsburg) São Paulo: Ed. Perspectiva, 2002. SIMÕES, Cibele Forjaz. A Eletricidade Entra em Cena. Revista Urdimento (UDESC), V1, n.31 (2018) _________, _______A Revolução na Luz: uma reinvenção da função da luz no Teatro, no início do século XX, estabelecendo novas relações espaciais entre os elementos visíveis da cena; A Luz em cena, V1, n.1 (2021).