Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0570 - Iluminação I
Lighting I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
A presente disciplina pretende abordar de maneira concisa os princípios da iluminação cênica, de modo que o aluno aprenda as ferramentas básicas para compreender, criar e executar, sob orientação, um projeto de luz. 

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
418423 - Cibele Forjaz Simões
 
Programa Resumido
Introdução ao estudo da iluminação cênica, à prática de montagem e à operação de luz.
 
 
 
Programa
1. A luz. 
2. A Visão.
3. Lâmpadas.
4. Equipamentos - características e funções.
5. Conhecer o teatro e sua estrutura elétrica.
6. Eletricidade básica para o teatro e regras de segurança.
7. Ângulos de incidência e posicionamento dos refletores.
8. Teoria das cores.
9. Utilização das cores na iluminação cênica: gelatinas, filtros e reflexão.
10. Efeitos especiais em iluminação cênica.
11. Processos de criação e suas várias etapas.
12. Introdução ao desenho de mapas de luz: estudos, cortes e planta baixa.
13. Introdução à prática de montagem.
14. Introdução à prática de operação de luz.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com auxílio de recursos áudio-visuais.
Aulas práticas com as montagens curriculares.
Visitas a locais (teatros e firmas).
Critério
1. Freqüência; 2. Relatório; 3.
Exercícios Práticos
Norma de Recuperação
Consecução de trabalhos específicos (projetos) combinados previamente, para apresentação até o primeiro dia de aula do semestre seguinte, respeitado o parágrafo 2º do artigo da resolução COg 3583/89.
 
Bibliografia
     
APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva e Outros Textos. São Paulo: ed. Perspectiva, 2022.
BABLET, Denis. Edward Gordon Craig. Paris: L’Arche, 1962.
_____________ . Josef Svoboda. Lausanne: L’Age d’Homme, 1970.
_____________ . Les Révolutions Scéniques du Vingtième Siécle. Paris: Soc.Int. d’Art Xxe siècle, 1975.
_____________ .Esthétique Générale du Décor de Théâtre De 1870 a 1914. Paris: Editions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1989.
BABLET, Denis et JACQUOT  Jean. (org.) L´Expressionnisme dans le Théâtre Européen. Paris: Editions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1984.
BALAKIAN, Anna. O Simbolismo.São Paulo: Ed. Perspectiva, 1985.
BENTHAN, Frederick. The Art of Stage Ligtng. Londres: Pitman Pub., 1976. 
BERTHOLD, Margot, História Mundial do Teatro, Ed Perspectiva, São Paulo, 2003.
BURIAN, Jarka. The Scenography of Joseph Svoboda, Connecticut: Wesleyan University Press, 1974.
CAMARGO, Roberto Gill. A Função Estética da Luz. Sorocaba,SP: Ed. TCM Comunicação, 2000.
CRAIG, Edward Gordon. Rumo a um Novo Teatro & Cena. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015.
Jacó Guinsburg (org.). Semiologia do Teatro. São Paulo:Ed. Perspectiva,1978.
GUINSBURG, Jacó. Stanislávski, Meierhold & Cia.. São Paulo: Editora Perspectiva., 2001. 
________________. Stanislávski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001. 
________________. Da Cena em Cena. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. 
________________. Leone de’Sommi: Um Judeu no Teatro da Renascença Italiana. São Paulo: Ed Perspectiva, 2001.
________________(org.) O Expressionismo. São Paulo: Ed Perspectiva, 2002.
HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1980-1982. Volumes 1 e 2.
KANDINSKY,  N. Do Espiritual na Arte. São Paulo:Ed. MartinsFontes, 1990.
KELLER, Max. Light Fantastic. The Art and Design of Stage Lighting.Munique: Prestel Verlag 2006. 
INGARDEN, r. e outros. O Signo Teatral. Porto Alegre: Ed. Globo, 1977.
MEYERHOLD, Vsévolod. Textos Teóricos Volumen 2. Madrid: Alberto Corazon Editor, 1972.
MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Hucitec, 1995.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.
____________.  A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
PILBROW, Richard. Stage Lighting: the art, the craft, the life. Design Press, New York, 2000.
PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.
PICON-VALLIN, Beatrice. Meierhold. São Paulo: Ed Perspectiva, 2015.
REDONDO Jr. Panorama do Teatro Moderno. Lisboa: Ed. Arcádia, 1961.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Alemão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1968. 
__________________. Texto/Contexto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976. 
__________________. O Teatro Moderno. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977. 
__________________. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985. 
ROUBINE, Jean-Jaques. A Linguagem da Encenação Teatral, 1880/1980. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1996. 
___________________. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2000.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.
SABATTINI, Nicola. Pratique pour Fabriquer Scenes et Machines de Theatre. Neauchâtel.1941.
STREADER, Tim E Williams, John A. Create Your Own Stage Lighting. New Jersey: Prentice Hall Inc., 1985. 
VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1990.
VITRÚVIO. Livro 5 , Capítulos 3 a 9: Sobre a Construção de Teatros in Tratado de Arquitetura, trad., introd. e notas de M.Justino Maciel. São Paulo: Martins, 2007.

WICK, Rainer. Teaching at the Bauhaus; Berlim: Hatje Cantz Publishers, 2000.
WÖLFFLIN, Heinrich. Renascença e Barroco; São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.
ZAMORA, Guerrero. História del Teatro Contemporáneo. E. Juan Flors, 4v., 1960.

Trabalhos Acadêmicos
SARAIVA, Hamilton F. Iluminação Teatral: História, Estética e Técnica. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 1990, 2 vol. 
FORJAZ, Cibele. À Luz da Linguagem – A Iluminação Cênica: de Instrumento da Visibilidade à “Scriptura” do visível (Primeiro recorte: do fogo à Revolução teatral). Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2008. 

FORJAZ, Cibele. À Luz da Linguagem – A Iluminação Cênica: de Instrumento da Visibilidade à “Scriptura” do visível. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2013. 


Artigos
BABLET, Denis. “A Luz no Teatro” in O Teatro e sua Estética. Lisboa: Ed. Arcádia, 1964. 
FERNANDES, Silvia. Encenação Teatral no Expressionismo in O Expressionismo (Org. Jacó Guinsburg) São Paulo: Ed. Perspectiva, 2002.
SIMÕES, Cibele Forjaz. A Eletricidade Entra em Cena. Revista Urdimento (UDESC), V1, n.31 (2018)
_________, _______A Revolução na Luz: uma reinvenção da função da luz no Teatro, no início do século XX, estabelecendo novas relações espaciais entre os elementos visíveis da cena; A Luz em cena, V1, n.1 (2021). 
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0570

Clique para consultar o oferecimento para CAC0570

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP