1. Capacitar o aluno a criar e realizar trilhas sonoras e projetos de composição sonora para o teatro. 2. Conhecer e utilizar ferramentas teóricas e práticas básicas para a realização de trilhas sonoras e de concepções acústicas no teatro.3. Desenvolver a capacidade de análise, compreensão e manipulação da linguagem musical para a criação de trilhas sonoras. 4. Estimular e desenvolver o potencial criativo do aluno em relação à linguagem sonora e musical. 5. Aprender a aplicar conhecimentos básicos de acústica na concepção e realização de espetáculos teatrais.6. Conhecer e aprender a utilizar equipamentos e sofreares para gravação e sonorização de espetáculos teatrais.
Acústica musical. Composição musical. Equipamentos para gravação e difusão de áudio.
1. Elementos básicos de acústica. 2. Acústica musical. 3. Aplicação de conhecimentos de acústica ao espaço cênico. 4. Elementos de composição musical tradicional e contemporânea. 5. Relações entre composição musical, dramaturgia, espaço cênico, encenação e atuação. 6. Equipamentos para gravação e difusão de áudio. 7. Softwares para composição, gravação, mixagem, edição e finalização de trilhas sonoras.
ANDRADE, Maíra Leme de. O ritmo na ação do ator. S. Paulo: ECA-USP, 2005. Dissertação de mestrado. APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Lisboa: Arcadia, 1919.CAMARGO, Roberto Gill. Som e cena. Sorocaba: TCM Comunicação, 2001.CINTRA, Fábio Cardozo de Mello. A musicalidade como arcabouço das cena: caminhos para uma educação musical no teatro. São Pulo: ECA-USP, 2006. Tese de doutorado._________________________. Noigandres: o programa coral como composição. S. Paulo: ECA-USP, 1987. Dissertação de mestrado.GAINZA,V. H. La improvisación musical. B. Aires: Ricordi Americana, s/dJOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. S. Paulo: Objetiva, 2002.MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. São Paulo: FAPESP-Ateliê, 2003.PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. S. Paulo: Perspectiva, 2003.PICON-VALLIN, Béatrice. "Le jeu de l'acteur chez Meyerhold et Vakhtangov". In: Études et Documents. T. III. Paris: Laboratoires d'études théâtrales de l'Université de Haute Bretagne, 1989, pp. 35-36.SCHAFFER, R. M. O ouvido pensante. S. Paulo: UNESP, 1991.SOUZA, Luís Otávio Gonçalves de. A música e os efeitos sonoros na cena teatral: reflexões sobre uma estética. S. Paulo: ECA-USP, 2000. Tese de doutorado.STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. R. de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.