Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0573 - Música III
Music III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
1. Capacitar o aluno a criar e realizar trilhas sonoras e projetos de composição sonora para o teatro. 
2. Conhecer e utilizar ferramentas teóricas e práticas básicas para a realização de trilhas sonoras e de concepções acústicas no teatro.
3. Desenvolver a capacidade de análise, compreensão e manipulação da linguagem musical para a criação de trilhas sonoras.
4. Estimular e desenvolver o potencial criativo do aluno em relação à linguagem sonora e musical.
5. Aprender a aplicar conhecimentos básicos de acústica na concepção e realização de espetáculos teatrais.
6. Conhecer e aprender a utilizar equipamentos e sofreares para gravação e sonorização de espetáculos teatrais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
59771 - Fabio Cardozo de Mello Cintra
 
Programa Resumido
Acústica musical. Composição musical. Equipamentos para gravação e difusão de áudio.
 
 
 
Programa
1. Elementos básicos de acústica. 
2. Acústica musical.
3. Aplicação de conhecimentos de acústica ao espaço cênico.
4. Elementos de composição musical tradicional e contemporânea.
5. Relações entre composição musical, dramaturgia, espaço cênico, encenação e atuação.
6. Equipamentos para gravação e difusão de áudio.
7. Softwares para composição, gravação, mixagem, edição e finalização de trilhas sonoras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas de acústica e elementos de composição musical. Aulas teóricas e práticas sobre equipamentos de gravação e difusão sonora. Formação de repertório musical através de audições. Exercícios de escuta em espaços diversos. Realização de exercícios e tarefas de composição e registro de projetos sonoros. Realização prática de trilha sonora ao vivo para uma cena. Realização prática de trilha sonora gravada para uma cena. Monografia final.
Critério
1. Realização satisfatória dos exercícios e tarefas propostos.
2. Apresentação da trilhas e da monografia final no prazo previsto.
3. Frequência ao mínimo de aulas previsto.
4. Participação ativa nas aulas teóricas, práticas e exercícios propostos.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Maíra Leme de. O ritmo na ação do ator. S. Paulo: ECA-USP, 2005. Dissertação de mestrado. APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Lisboa: Arcadia, 1919.
CAMARGO, Roberto Gill. Som e cena. Sorocaba: TCM Comunicação, 2001.
CINTRA, Fábio Cardozo de Mello. A musicalidade como arcabouço das cena: caminhos para uma educação musical no teatro. São Pulo: ECA-USP, 2006. Tese de doutorado.
_________________________. Noigandres: o programa coral como composição. S. Paulo: ECA-USP, 1987. Dissertação de mestrado.

GAINZA,V. H. La improvisación musical. B. Aires: Ricordi Americana, s/d
JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. S. Paulo: Objetiva, 2002.
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. São Paulo: FAPESP-Ateliê, 2003.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. S. Paulo: Perspectiva, 2003.
PICON-VALLIN, Béatrice. "Le jeu de l'acteur chez Meyerhold et Vakhtangov". In: Études et Documents. T. III. Paris: Laboratoires d'études théâtrales de l'Université de Haute Bretagne, 1989, pp. 35-36.
SCHAFFER, R. M. O ouvido pensante. S. Paulo: UNESP, 1991.
SOUZA, Luís Otávio Gonçalves de. A música e os efeitos sonoros na cena teatral: reflexões sobre uma estética. S. Paulo: ECA-USP, 2000. Tese de doutorado.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. R. de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0573

Clique para consultar o oferecimento para CAC0573

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP