1. Desenvolver um processo que envolve a composição e o desempenho da palavra cênica, buscando-se uma síntese entre clareza e fluência.2. Estimular os potenciais criativos do corpo, da voz e da palavra.3. Pesquisar e provocar poéticas com o corpo criativo e a voz criativa, nos campos do sujeito lírico e dramático.
Fatores corpóreo-vocais. Potenciais da voz e do corpo cênicos. Imagens e Ações. Sujeitos da voz. Improviso corporal e vocal.
1. Fatores corpóreo-vocais : fisiológicos, energéticos e imagéticos.2. Preparação, ação e sustentação: criação de rotina coletiva.3. Potenciais da voz cênica: respiração, intensidade, flexibilidade tonal, ressonância,articulação, dicção, volume, projeção, duração, pausas, velocidade e ritmo.4. Potenciais do corpo cênico: dinâmicas e poéticas especificas.5. Sonoridade das palavras e sua relação com os significados, as imagens e as ações da fala poética.6. O sujeito lírico. O tempo em suspensão. Atmosfera e imagens.7. Improviso vocal dentro do universo lírico, utilizando-se os potenciais da voz.8. Sonoridade das palavras e sua relação com os significados, as imagens e as ações da fala dramática.9. Improviso corporal e vocal dentro do universo dramático, utilizando-se os potenciais do corpo e da voz.10. O sujeito dramático. O ator como síntese das polaridades lírica e dramática.11. Estratégias de escuta e apropriação do texto dramático.12. Ação do corpo-voz no campo do jogo dramático.13. Encenação da voz.
BANU, G. De la Parole aux Chants. Paris: Actes Sud, Papiers, 1995.BENJAMIN, W. Textos Escolhidos. Que é o Teatro Épico? São Paulo: Editora Abril Cultural, 1975.BERRY, C. Voice and the Actor. Londres: Harrap London, 1973.BONFITTO, M. O ator compositor. François Delsarte: da representação à expressão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002, pp. 1-9. GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997.GROTOWSKI, J. Ordem Externo, Intimidad Interna. In MÁSCARA. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 189 a 201. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.LINKLATER, K. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Publishers, 1976.PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos. Voz, Música e Ritmo. São Paulo: Perspectiva, 2003, pp. 121-129. PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no processo criativo de ES-BOÇO. São Paulo: Anablume, 2010. ROSENFELD, A. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985.SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado – Processo de Criação Artística. São Paulo: Annablume/FAPESP: 2002.