Reflexão sobre as formas cênicas e dramatúrgicas modernistas, imediatamente posteriores ao advento da encenação naturalista e da crise do drama. Diversas poéticas ligadas às vanguardas históricas são estudadas, com base na pergunta crítica sobre o lugar do teatro no novo sistema cultural gerado pela crise da ordem burguesa, que marca as primeiras décadas do Século XX.
A encenação moderna como fenômeno crítico e poético.
1. A encenação moderna como fenômeno crítico e poético2. O teatro francês pós-naturalista: do Simbolismo a Jacques Copeau3. A encenação russa e soviética: Stanislavski4. Teatro de Arte de Moscou e Tchekhov5. Stanislavski e Meyerhold6. Meyerhold e a arte da revolução 7. Encenações do teatro soviético e o trabalho de ator8. Nietzsche, Wagner e as poéticas da Obra de Arte Total9. Appia e a cena de influência wagneriana10. A cena pós-naturalista na Alemanha: os teatros livres e a dramaturgia social11. A cena expressionista na Alemanha e o cinema12. Piscator e o Teatro Político13. Gordon Craig como teórico do teatro14. Dramaturgias modernistas e a epicização das formas15. Aspectos pedagógicos da História das Artes Cênicas
BABLET, Denis. La mise en scène contemporaine. Bruxelles: La Renaissance du livre, 1968.CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo: Unesp, 1995.CORVIN, Michel. Dictionnaire Encyclopedique du Théâtre. Paris: Bordas, 1995.CARVALHO, Sérgio (org.). O Teatro e a Cidade. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 2004. CRAIG, E.G. El Arte del Teatro. México: Gaceta, 1995HEYM, Georg e outros. Teatro e política: poesias e peças do expressionismo alemão. Organização de Ulrich Merkel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Instituto Cultural Brasil Alemanha, 1983.MEYERHOLD, V. (organização de Aldomar Conrado). O Teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.RIPELLINO, A.M.Maiakovski e o teatro de vanguarda. São Paulo: Perspectiva, 1971.___. O Truque e a alma. São Paulo, Perspectiva, 1996.RUDNITSKY, Konstantin. Russian and Soviet Theatre. London: Thames and Hudson, 1988.SLONIN, Marc. Russian Theater. London: Methuen and co., 1961.STANISLAVSKI, Konstantin. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.VENSTEIN, A. Du Théatre Libre au Théatre Louis Jouvet. Paris: Billaudot, 1955.ZAMORA, Juan Guerrero. História del teatro contemporaneo. Barcelona: Juan Flors, 1967.