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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0575 - História das Artes Cênicas III
Scenic Arts History III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Reflexão sobre as formas cênicas e dramatúrgicas modernistas, imediatamente posteriores ao advento da encenação naturalista e da crise do drama. Diversas poéticas ligadas às vanguardas históricas são estudadas, com base na pergunta crítica sobre o lugar do teatro no novo sistema cultural gerado pela crise da ordem burguesa, que marca as primeiras décadas do Século XX.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1900934 - Silvia Fernandes da Silva Telesi
 
Programa Resumido
A encenação moderna como fenômeno crítico e poético.
 
 
 
Programa
1. A encenação moderna como fenômeno crítico e poético
2. O teatro francês pós-naturalista: do Simbolismo a Jacques Copeau
3. A encenação russa e soviética: Stanislavski
4. Teatro de Arte de Moscou e Tchekhov
5. Stanislavski e Meyerhold
6. Meyerhold e a arte da revolução
7. Encenações do teatro soviético e o trabalho de ator
8. Nietzsche, Wagner e as poéticas da Obra de Arte Total
9. Appia e a cena de influência wagneriana
10. A cena pós-naturalista na Alemanha: os teatros livres e a dramaturgia social
11. A cena expressionista na Alemanha e o cinema
12. Piscator e o Teatro Político
13. Gordon Craig como teórico do teatro
14. Dramaturgias modernistas e a epicização das formas
15. Aspectos pedagógicos da História das Artes Cênicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é teórica e será desenvolvida a partir de aulas expositivas e seminários apresentados pelos alunos.
Critério
1. Frequência.
2. Resenhas de textos
3. Realização de seminários e monografia final.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
BABLET, Denis. La mise en scène contemporaine. Bruxelles: La Renaissance du livre, 1968.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo: Unesp, 1995.
CORVIN, Michel. Dictionnaire Encyclopedique du Théâtre. Paris: Bordas, 1995.
CARVALHO, Sérgio (org.). O Teatro e a Cidade. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 2004.
CRAIG, E.G. El Arte del Teatro. México: Gaceta, 1995
HEYM, Georg e outros. Teatro e política: poesias e peças do expressionismo alemão. Organização de Ulrich Merkel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Instituto Cultural Brasil Alemanha, 1983.
MEYERHOLD, V. (organização de Aldomar Conrado). O Teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
RIPELLINO, A.M.Maiakovski e o teatro de vanguarda. São Paulo: Perspectiva, 1971.
___. O Truque e a alma. São Paulo, Perspectiva, 1996.
RUDNITSKY, Konstantin. Russian and Soviet Theatre. London: Thames and Hudson, 1988.
SLONIN, Marc. Russian Theater. London: Methuen and co., 1961.
STANISLAVSKI, Konstantin. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
VENSTEIN, A. Du Théatre Libre au Théatre Louis Jouvet. Paris: Billaudot, 1955.
ZAMORA, Juan Guerrero. História del teatro contemporaneo. Barcelona: Juan Flors, 1967.
 

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