Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0595 - Pedagogia e Processos de Criação
Pedagogy and Creative Process

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Promover a pesquisa acerca de teorias e procedimentos artísticos e pedagógicos relacionados com processos de criação teatral, com o intuito de oferecer múltiplas possibilidades para se pensar a coordenação de processos de investigação cênica e de montagem de espetáculos. A disciplina se propõe, assim, a estimular a reflexão dos alunos de licenciatura - e os de bacharelado interessados em aprofundar seus conhecimentos em práticas pedagógicas - acerca de como coordenar processos semelhantes futuramente, em trabalhos realizados com crianças e adultos no âmbito da educação formal e não formal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2172931 - Flávio Augusto Desgranges de Carvalho
 
Programa Resumido
Estudar e debater com os alunos teorias que enfoquem aspectos constituintes dos processos de criação artística. Pesquisar procedimentos artísticos e pedagógicos desenvolvidos de modo colaborativo por grupos teatrais desde os anos 1960 até a contemporaneidade, bem como os processos de investigação cênica coordenados por autores como: Constantin Stanislavski; Viola Spolin; Vsevold Meyerhold; Jerzy Grotowski; Eugenio Barba; Peter Brook. Além de analisar processos de encenadores-pedagogos brasileiros contemporâneos, como Antunes Filho e José Celso Martinez Correa.
 
 
 
Programa
- Análise dos processos de criação artística 
- Os fundamentos da teoria de Constantin Stanislavski.
- O sistema de jogos teatrais, criado por Viola Spolin, em relação com segunda fase dos estudos de Stanislavski.
- Encenadores-pedagogos1: Vsevold Meyerhold.
- Encenadores-pedagogos2: Eugenio Barba.
- Encenadores-pedagogos3: Peter Brook.
- Encenadores-pedagogos4: Antunes Filho e José Celso Martinez Correa.
- Práticas coletivas de grupos nos 1960 e 1970.
- Práticas colaborativas dos grupos teatrais contemporâneos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva. Seminários. Leituras. Discussões em grupo
Critério
Cumprimento das tarefas solicitadas
Norma de Recuperação
Nào há recuperação
 
Bibliografia
     
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1988.
__________. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. Hucitec, São Paulo, 1979.
BRECHT, Bertolt. Estudos Sobre Teatro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1978.
MEYERHOLD, Vsevolod. Ecrits sur le theatre. L´age d´homme, Lausanne, 1980.
BROOK, Peter. L´espace vide. Seuil, Paris, 1977.
KNAPP, Alain. Une ecole de la creation theatral. Actes Sud-Papiers, Paris, 1993.
MITTER, Shomit. Systems of rehersal. Routledge, London, 1992.
SPOLIN, Viola. O Jogo Teatral no Livro do Diretor. Perspectiva, São Paulo, 1985.
 

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