Promover a pesquisa acerca de teorias e procedimentos artísticos e pedagógicos relacionados com processos de criação teatral, com o intuito de oferecer múltiplas possibilidades para se pensar a coordenação de processos de investigação cênica e de montagem de espetáculos. A disciplina se propõe, assim, a estimular a reflexão dos alunos de licenciatura - e os de bacharelado interessados em aprofundar seus conhecimentos em práticas pedagógicas - acerca de como coordenar processos semelhantes futuramente, em trabalhos realizados com crianças e adultos no âmbito da educação formal e não formal.
Estudar e debater com os alunos teorias que enfoquem aspectos constituintes dos processos de criação artística. Pesquisar procedimentos artísticos e pedagógicos desenvolvidos de modo colaborativo por grupos teatrais desde os anos 1960 até a contemporaneidade, bem como os processos de investigação cênica coordenados por autores como: Constantin Stanislavski; Viola Spolin; Vsevold Meyerhold; Jerzy Grotowski; Eugenio Barba; Peter Brook. Além de analisar processos de encenadores-pedagogos brasileiros contemporâneos, como Antunes Filho e José Celso Martinez Correa.
- Análise dos processos de criação artística - Os fundamentos da teoria de Constantin Stanislavski. - O sistema de jogos teatrais, criado por Viola Spolin, em relação com segunda fase dos estudos de Stanislavski.- Encenadores-pedagogos1: Vsevold Meyerhold.- Encenadores-pedagogos2: Eugenio Barba.- Encenadores-pedagogos3: Peter Brook.- Encenadores-pedagogos4: Antunes Filho e José Celso Martinez Correa.- Práticas coletivas de grupos nos 1960 e 1970.- Práticas colaborativas dos grupos teatrais contemporâneos.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1988.__________. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. Hucitec, São Paulo, 1979.BRECHT, Bertolt. Estudos Sobre Teatro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1978.MEYERHOLD, Vsevolod. Ecrits sur le theatre. L´age d´homme, Lausanne, 1980.BROOK, Peter. L´espace vide. Seuil, Paris, 1977.KNAPP, Alain. Une ecole de la creation theatral. Actes Sud-Papiers, Paris, 1993.MITTER, Shomit. Systems of rehersal. Routledge, London, 1992.SPOLIN, Viola. O Jogo Teatral no Livro do Diretor. Perspectiva, São Paulo, 1985.