Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0596 - Teoria do Teatro III
Theater Theory III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos o aparato teórico-crítico disponível contemporaneamente para a análise e a pesquisa teatral. A partir de um exame dos principais desenvolvimentos teóricos no século XX, estimular a opção por modelos de análise que permitam aos alunos abordar criticamente as manifestações teatrais contemporâneas. O curso se inicia com o estudo dos textos teórico programáticos, em análise concretas, do instrumental da semiótica do teatro e/ou das novas correntes de análise como as do inter-culturalismo e pós-colonialismo, e desenvolve-se em diálogo com as correntes mais expressivas da filosofia da arte contemporânea. O objetivo final é que os alunos consigam articular as contribuições teóricas do século 20 com seus respectivos projetos de investigação artística, no caso das habilitações em direção, interpretação, dramaturgia e cenografia, ou teórico-práticas no caso das habilitações em teoria e em teatro e educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
 
Programa Resumido
O curso se inicia com o estudo de textos teórico programáticos, e análise concretas, do instrumental da semiótica do teatro e/ou de novas correntes de análise como o inter-culturalismo e o pós-colonialismo, e desenvolve-se em diálogo com as correntes mais expressivas da filosofia da arte contemporânea. O objetivo final é que os alunos consigam articular as contribuições teóricas do século 20 com seus respectivos projetos de investigação artística, no caso das habilitações em direção, interpretação, dramaturgia e cenografia, ou teórico-práticas no caso das habilitações em teoria e em teatro e educação.
 
 
 
Programa
l. A arte do Teatro e as vanguardas históricas 
2. A crise da representação e a Teoria do Teatro
3. Tensão entre literatura dramática e espetáculo: teorias centradas no texto
4. Tensão entre literatura dramática e espetáculo: teorias centradas no espetáculo
5. Semiologia e semiótica do teatro: apogeu e agonia
6. O pós-estruturalismo e a crise da teoria do teatro
7. A teoria da performance, a antropologia teatral e o teatro na antropologia
8. Da teoria do teatro pós-moderno à teoria do pós e do “neo” dramático
9. Teoria do teatro político: Piscator,Brecht e Lehmann
l0. Teoria do teatro ritual: Artaud e Grotowski
ll. Teoria da crise da representação dramática: Samuel Beckett
12. Teoria da crise da representação espetacular: Tadeusz Kantor
13. Uma teoria das formas híbridas e transgênicas: o desempenho espetacular
14. O Fim da arte ou da História da arte? A Teoria do teatro e as teorias da arte
15. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, leituras comentadas de textos, discussões, seminários e conferências.
Critério
A avaliação de aproveitamento, com atribuição de notas de 0 a 10, é feita pela média ponderada das notas obtidas pela participação nas aulas práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, além de relatórios de pesquisa. Todas essas atividades terão peso menor que um trabalho final que deverá ser entregue versando sobre tema tratado durante o curso.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho final dentro dos prazos regimentais.
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Arte Poética. SP: Difel, 1959 . 
BEHAR, H. Sobre El Teatro Dada Y Surrealista. Barcelona: Barral,1971.
BIAL, Henry (ed.) The Performances Studies Reader, London &NewYork, Routledge, 2004.
BORIE, M; ROUGEMONT,M;SCHERER,J – Estética Teatral:textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundaçção Calouste Gulbenkian,1996.
BERNARDINI ,A. (org).O Futurismo Italiano. SP: Perspectiva,1980.
BRECHT, B. Teatro Dialético. RJ: Civ. Brasileira 1967.
CARLSON,Marvin. Teorias do Teatro:estudo histórico-crítico dos gregos à modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 1995.
DORT, B. O Teatro e sua Realidade. SP: Perspectiva,1974.
ESSLIN M. O Teatro do Absurdo. RJ: Zahar, 1968.
GUERRA ZAMORA, J. História del Teatro Contemporaneo. Barcelona:Juan Flores, 1969, 4v.
GUINSBURG, J.(org). Da Cena em Cena. SP: Perspectiva, 2001.
HAUSER, A. História Social Da Arte. SP: Mestre Jou,1986.
PRONKO.L.C. Teatro:Leste Oeste. SP:Perspectiva,1986.
PAVIS, Patrice. Análise do Espetáculo. SP: Perspectiva, 2003.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar,2003
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno (1890-1850). São Paulo: Cosak Naify, 2001
WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosak Naify, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0596

Clique para consultar o oferecimento para CAC0596

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP