Oferecer aos alunos o aparato teórico-crítico disponível contemporaneamente para a análise e a pesquisa teatral. A partir de um exame dos principais desenvolvimentos teóricos no século XX, estimular a opção por modelos de análise que permitam aos alunos abordar criticamente as manifestações teatrais contemporâneas. O curso se inicia com o estudo dos textos teórico programáticos, em análise concretas, do instrumental da semiótica do teatro e/ou das novas correntes de análise como as do inter-culturalismo e pós-colonialismo, e desenvolve-se em diálogo com as correntes mais expressivas da filosofia da arte contemporânea. O objetivo final é que os alunos consigam articular as contribuições teóricas do século 20 com seus respectivos projetos de investigação artística, no caso das habilitações em direção, interpretação, dramaturgia e cenografia, ou teórico-práticas no caso das habilitações em teoria e em teatro e educação.
O curso se inicia com o estudo de textos teórico programáticos, e análise concretas, do instrumental da semiótica do teatro e/ou de novas correntes de análise como o inter-culturalismo e o pós-colonialismo, e desenvolve-se em diálogo com as correntes mais expressivas da filosofia da arte contemporânea. O objetivo final é que os alunos consigam articular as contribuições teóricas do século 20 com seus respectivos projetos de investigação artística, no caso das habilitações em direção, interpretação, dramaturgia e cenografia, ou teórico-práticas no caso das habilitações em teoria e em teatro e educação.
l. A arte do Teatro e as vanguardas históricas 2. A crise da representação e a Teoria do Teatro 3. Tensão entre literatura dramática e espetáculo: teorias centradas no texto4. Tensão entre literatura dramática e espetáculo: teorias centradas no espetáculo5. Semiologia e semiótica do teatro: apogeu e agonia6. O pós-estruturalismo e a crise da teoria do teatro7. A teoria da performance, a antropologia teatral e o teatro na antropologia 8. Da teoria do teatro pós-moderno à teoria do pós e do “neo” dramático9. Teoria do teatro político: Piscator,Brecht e Lehmannl0. Teoria do teatro ritual: Artaud e Grotowskill. Teoria da crise da representação dramática: Samuel Beckett 12. Teoria da crise da representação espetacular: Tadeusz Kantor13. Uma teoria das formas híbridas e transgênicas: o desempenho espetacular14. O Fim da arte ou da História da arte? A Teoria do teatro e as teorias da arte15. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro.
ARISTÓTELES. Arte Poética. SP: Difel, 1959 . BEHAR, H. Sobre El Teatro Dada Y Surrealista. Barcelona: Barral,1971.BIAL, Henry (ed.) The Performances Studies Reader, London &NewYork, Routledge, 2004.BORIE, M; ROUGEMONT,M;SCHERER,J – Estética Teatral:textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundaçção Calouste Gulbenkian,1996.BERNARDINI ,A. (org).O Futurismo Italiano. SP: Perspectiva,1980.BRECHT, B. Teatro Dialético. RJ: Civ. Brasileira 1967. CARLSON,Marvin. Teorias do Teatro:estudo histórico-crítico dos gregos à modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 1995.DORT, B. O Teatro e sua Realidade. SP: Perspectiva,1974. ESSLIN M. O Teatro do Absurdo. RJ: Zahar, 1968. GUERRA ZAMORA, J. História del Teatro Contemporaneo. Barcelona:Juan Flores, 1969, 4v.GUINSBURG, J.(org). Da Cena em Cena. SP: Perspectiva, 2001. HAUSER, A. História Social Da Arte. SP: Mestre Jou,1986.PRONKO.L.C. Teatro:Leste Oeste. SP:Perspectiva,1986. PAVIS, Patrice. Análise do Espetáculo. SP: Perspectiva, 2003.ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar,2003SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno (1890-1850). São Paulo: Cosak Naify, 2001WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosak Naify, 2002.