Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0597 - Teoria do Teatro II
Theater Theory II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
O objetivo do curso é levar o aluno a refletir sobre a relação entre a teoria do teatro elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, feita a partir de leituras das obras de encenadores e performers, e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos. A tentativa é aliar teoria e prática para a compreensão mais ampla do fenômeno teatral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1900934 - Silvia Fernandes da Silva Telesi
 
Programa Resumido
O teatro da crueldade de Antonin Artaud; 2. O teatro dialético de Bertolt
Brecht; 3. O teatro de Peter Brook; 4. O teatro da morte de Tadeusz Kantor; 5. A cena
de imagens de Robert Wilson;
6. A performance de Marina Abramovich;
7. A cena de Robert Lepage;
8. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro
 
 
 
Programa
1. O teatro da crueldade de Antonin Artaud
1.1. Artaud e o teatro energético segundo Jean-François Lyotard.
1.2. Artaud e o fechamento da representação segundo Jacques Derrida.

2. O teatro dialético de Bertolt Brecht
2.1. Brecht e o teatro épico segundo Walter Benjamin.
2.2. Brecht, o teatro crítico e a crítica do teatro segundo Jean-Pierre Sarrazac.

3. O teatro de Peter Brook
3.1 O teatro no cruzamento das culturas segundo Patrice Pavis.

4. O teatro da morte de Tadeusz Kantor.
4.1 A encenação emancipada segundo Bernard Dort.

5. A cena de imagens de Robert Wilson
5.1 O teatro pós-dramático segundo Hans-Thies Lehmann.

6. A performance de Marina Abramovich
6.1 A teoria da performance de Richard Schechner.

7. A cena de Robert Lepage
7.1 O teatro performativo de Josette Féral.
8. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é teórica e será desenvolvida a partir de aulas expositivas e seminários apresentados pelos alunos.
Critério
1. Frequência.
2. Interesse.
3. Realização de seminários e monografia final.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Específica:
ARTAUD, Antonin. O teatro e a peste. O teatro e a metafísica. O teatro da crueldade, 1o. e 2o. manifestos. Um atletismo afetivo. In O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins editora, 2006.
_____________. O umbigo dos limbos. O pesa-nervos. A concha e o clérigo. In: Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BENJAMIN, Walter. Que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 78-90.
BERNSTEIN, Ana. A casa com vista para o mar de Marina Abramovic. São Paulo: Sala Preta 3, 2003, p.132-140.
BERNSTEIN, Ana. “Marina Abramovic: do corpo do artista ao corpo do público. In: Vozes femininas, p.378-402.
BRECHT, Bertolt, Pequeno Organon para o teatro. A nova técnica da arte de representar. As cenas de rua. Efeitos de distanciamento na arte dramática chinesa. Notas sobre a ópera Grandeza e decadência da cidade de Mahagonny. In: Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978, p.99-134.
BROOK, Peter. O ponto de mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
____________. O teatro e seu espaço. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
DERRIDA, Jacques. A palavra soprada. O teatro da crueldade e o fechamento da representação. In A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971, p. 107-177.
DELGADO, Maria e HERITAGE,Paul. “Robert Lepage”. In: Diálogos no palco. São Paulo: Francisco Alves, 1999.
DORT, Bernard. La représentation émancipée. Paris: Actes Sud, 1988, p. 171-184.
FÉRAL, Josette. Teatro performativo. São Paulo: Sala Preta n.8, 2008, p.120-132.
GALIZIA, Luís Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. São Paulo: Sala Preta 3, 2003, p.9-19.
LYOTARD, Jean-François. La dent, la paume. In Des dispositifs pulsionnels. Paris: Galilée, 1994, p. 91-98.
KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento das culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SARRAZAC, Jean-Pierre. L´invention de la théâtralité. La leçon des maîtres. In: Critique du théâtre. De l´utopie au désenchantement”. Paris: Circé, 2000, p. 53-71 e 113-139.
SCHECHNER, Richard. “Drama, script, theater, and performance”. In: Performance theory. London: Routledge, 1988, p. 68-105.

Geral
ABRAMOVIC, Marina. Elevating the public. In: HEATHFIELD, Adrian. Live: Art and Performance. New York: Routledge, 2004, p.144-151.
DUNDJEROVIC, Aleksandar Sasa. The performers: The seven streams of the river Ota. In: The theatricality of Robert Lepage. Londres: McGill-Queen’s University Press, 2007.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo: Unesp, 1995.
_______________. Performance art. Performance and the postmodern. In: Performance: a critical introduction. London: Routledge, 1996, p. 100-143.
COHEN, Renato. Work in progress como linguagem: considerações sobre criação, processos e sintaxe cênica. In: COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2004, p. 16-45.
_____________. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
DORT, Bernard. Certezas e incertezas brechtianas. In: O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.
ESSLIN, Martin. Artaud. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1976.
FELÍCIO, Vera Lúcia. A procura da lucidez em Artaud. São Paulo: Perspectiva, 1996.
FÉRAL, Josette. Teatro, teoria y prática: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.
_____________. Performance et théâtralité: le sujet démystifié. In: FÉRAL, Josette. Théâtralité, écriture et mise en scène. Québec: Hurtubise, 1985, p. 125-139.
FÉRAL, Josette. “Les processus de création: entre méthode et utopie”. In COLLOQUE INTERNATIONAL DES RENNES. Mises em scène du monde. Paris : Les Solitaires Intempestifs, 2005, p. 154-166.
FOUQUET, Ludovic. Robert Lepage, l’horizon en images. Québec : Ed. de L’instant même, 2005.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.
HUYSSEN, Andreas. Mapeando o pós-moderno. In HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
MOSTAÇO, Edélcio. O teatro pós-moderno. In GUINSBURG, J. e BARBOSA, Ana Mãe (org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PHELAN, Peggy. The ontology of performance: representation without reproduction. In: Unmarked. The politics of performance. London: Routledge, 1993, p.146-166.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
____________________. A arte do ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
____________________. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro, Zahar, 2003.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. London: Routledge, 2002, p. 110-142.
VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Perspectiva, 1978.
 

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