Estudar possibilidades poéticas do gesto e da palavra, com ênfase na improvisação.
Estudo das possibilidades poéticas do gesto e da palavra, com ênfase na improvisação.
1. Afinação do corpo e da voz para o gesto e a palavra.2. Movimento, gesto e ação. 3. Voz e presença: cantores e narradores.4. O ritmo como operador para a improvisação do gesto e da palavra.5. Estudos compositivos de movimento e voz: o gesto gera a palavra.6. Estudos compositivos de movimento e voz: a palavra gera o gesto.7. O dizer, o cantar e o dançar: improvisação do gesto e da palavra.8. Experiências cênicas de gesto e palavra.
BANU, Georges. De la Parole aux Chants. Paris: Actes Sud, Papiers, 1995.BERRY, Cicely. Voice and the Actor. London: Harrap London, 1973.BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002, p. 20-28.____________________. La moral del lenguaje. In: HOFMANNSTHAL, Hugo von. Una carta. Bogotá: Asolectura, 2009. CALAIS-GERMAIN, Blandine. Le Corps et la Voix. Théâtre-Public, 142/143. Paris: Théâtre de Gennevilliers, 1998.LINKLATER, K. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 1976.MARTINS, José Batista (Zebba) Dal Farra: Percursos Poéticos da Voz. São Paulo: Revista Sala Preta nº 7, 2007, p. 9-16.TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Edusp, 2002.