1. Levar o aluno a tomar contato com os princípios do ator de rua e de outras práticas cênicas populares;2. Propiciar ao aluno um contato prático com algumas técnicas de atuação da linguagem popular, tendo a mímica como procedimento privilegiado de investigação cênica;3. levar o aluno a fazer um estudo de campo em evento de teatro popular na cidade de São Paulo ou em seu entorno;4. Propiciar o contato com artistas de teatro popular e de rua.
Princípios da linguagem popular. Técnicas de atuação da linguagem popular. Pesquisa de campo. Exercícios práticos.
01. Breve histórico do ator de rua com o mimo, clown, circo e outras práticas populares;02. Princípios da linguagem popular do teatro;03. O espaço da cena e o espaço da relação com o público;04. A observação e o entretenimento do público;05. Técnica: o gesto grande;06. Movimento em grupo;07. Técnica: movimentação cênica;08. Técnica: triangulação;09. Técnica: gag da repetição;10. Princípios do texto no corpo do ator;11. Seminário: análise do estudo de campo sobre a linguagem popular;12. Seminário: análise do estudo de campo sobre a linguagem popular;13. Seminário: análise do estudo de campo sobre a linguagem popular;14. A montagem de um quadro;15. Exercício prático.
BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola - A ARTE SECRETA DO ATOR. DICIONÁRIO DE ANTROPOLOGIABOAL, Augusto - JOGOS PARA ATORES E NÃO-ATORES. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.BROOK, Peter - A PORTA ABERTA: REFLEXÕES SOBRE A INTERPRETAÇÃO E O TEATRO. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.FABBRI, Jacques e SALLÉE, André – ARTE DEL CLOWN, Roma: Gremese Editore, 1984;FO, Dario - MANUAL MÍNIMO. São Paulo: Ed. SENAC, 2002.GRUNER, Simone - JEU DE MASQUES. Paris: Dessain et Tolra, s.d.LABAN, Rudolf - DOMÍNIO DO MOVIMENTO. São Paulo: Summus, 1978.LECOQ, Jacques et alii - LE THÉÂTRE DU GESTE. MIME ET ACTEURS. Paris: Bordas, 1987.TESSARI, Roberto – COMMEDIA DELL’ARTE: LA MASCHERA E L’OMBRA, Milano: Mursia Editore, 1984