Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0605 - Atuação II
Acting II

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
1. Continuar o treinamento físico, a improvisação e composição de partituras corpóreas, dando ênfase aos níveis de organização das experiências pessoais.
2. Explorar, exercitar e ampliar a capacidade criativa e autoral, através dos procedimentos da “dramaturgia do ator”.
3. Abordar na teoria e na prática as referências contemporâneas das ações físicas nas principais pesquisas estéticas e pedagógicas: Brook, Grotovski, Kantor, Barba, Wilson, Bauch, Schechner, Bogart, Landau.
4. Estimular diferentes vivências de expressão e percepção estética e ética.
5. Vivenciar um processo criativo/ perceptivo de montagem de espetáculo onde o ator possa experimentar o processo colaborativo de criação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
160458 - Alice Kiyomi Yagyu
 
Programa Resumido
Treinamento físico. Dramaturgia do ator. O papel do ator na construção de um espetáculo.
 
 
 
Programa
I- Treinamento físico:
1. Qualidades do movimento.
2. Oposições.
3. A dança das energias.

II- Dramaturgia do ator:
1. O papel da memória na criação de matrizes corpóreas.
2. Movimento, gesto e atividade.
2. Interioridade e exterioridade.
3. Tempo, espaço, ritmo.
4. Composição de partituras de ações.

III - O papel do ator na construção de um espetáculo:
1. Composição de cenas individuais e coletivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas, compostas de estímulos para o desenvolvimento de exercícios de treinamento, improvisação e representação, nos níveis de trabalho individual e coletivo. Os alunos deverão produzir situações cênicas que articulem a expressão, a percepção, a estética e a ética, assim como a teoria e a prática vivenciadas nas aulas
Critério
Os alunos serão avaliados durante todo o processo criativo, assim como, na produção dos resultados pela disciplina, aplicação, pontualidade, participação, disponibilidade, colaboração e reflexão de questões de natureza teórica e prática.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
l. BONFITTO M. O ator compositor. SP: Perspectiva, 2002.
2. BROOK, P. O ponto de mudança. RJ: Civ. Bras., 1994.
3. COHEN, R. Work in progress na cena contemporânea. SP: Perspectiva, 1998.
6. BURNIER, L. O. A arte de ator. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.
7. FERNANDES, Silvia & MEICHES, Mauro. Sobre o trabalho do ator. SP: Perspectiva, 1987. .
8. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Ed. da UNICAMP,/FAPESP, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0605

Clique para consultar o oferecimento para CAC0605

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP