1. Continuar o treinamento físico, a improvisação e composição de partituras corpóreas, dando ênfase aos níveis de organização das experiências pessoais.2. Explorar, exercitar e ampliar a capacidade criativa e autoral, através dos procedimentos da “dramaturgia do ator”.3. Abordar na teoria e na prática as referências contemporâneas das ações físicas nas principais pesquisas estéticas e pedagógicas: Brook, Grotovski, Kantor, Barba, Wilson, Bauch, Schechner, Bogart, Landau.4. Estimular diferentes vivências de expressão e percepção estética e ética. 5. Vivenciar um processo criativo/ perceptivo de montagem de espetáculo onde o ator possa experimentar o processo colaborativo de criação.
Treinamento físico. Dramaturgia do ator. O papel do ator na construção de um espetáculo.
I- Treinamento físico: 1. Qualidades do movimento.2. Oposições. 3. A dança das energias.II- Dramaturgia do ator:1. O papel da memória na criação de matrizes corpóreas. 2. Movimento, gesto e atividade.2. Interioridade e exterioridade.3. Tempo, espaço, ritmo.4. Composição de partituras de ações.III - O papel do ator na construção de um espetáculo:1. Composição de cenas individuais e coletivas.
l. BONFITTO M. O ator compositor. SP: Perspectiva, 2002. 2. BROOK, P. O ponto de mudança. RJ: Civ. Bras., 1994.3. COHEN, R. Work in progress na cena contemporânea. SP: Perspectiva, 1998. 6. BURNIER, L. O. A arte de ator. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.7. FERNANDES, Silvia & MEICHES, Mauro. Sobre o trabalho do ator. SP: Perspectiva, 1987. . 8. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Ed. da UNICAMP,/FAPESP, 2001.