1. Explorar as potencialidades expressivas e criativas através de técnicas de treinamento, representação e comunicação palco/platéia.2. Preparar o corpo e voz a partir do conceito de ação física em diferentes princípios, técnicas, exercícios, estilos, métodos e pedagogias da atuação.3. Estimular vivências de expressão, percepção estética e ética em um processo de montagem teatral. 4. Refletir sobre o teatro brasileiro contemporâneo.5. Vivenciar um processo criativo/ perceptivo de montagem de um espetáculo a partir de um tema, idéia ou texto, onde o ator possa experimentar o seu instrumento, controlar suas energias e ultrapassar suas resistências diante de um público.
Treinamento físico e vocal. Técnica de representação.
I –Treinamento físico e vocal:1. A busca da técnica pessoal.2. A dinâmica das ações físicas.3. A voz e a contexto do espetáculo.II - Técnica de representação1. Técnica da Mímesis corpórea.2. O “performer” e a performance.3. A pesquisa de personagem.4. Texto, contexto e concepção do espetáculo.5. A construção do espetáculo.6. A relação com o público.
l.BARBA, E. Além das ilhas flutuntes. Campinas: HUCITEC,1991.2. BOGART, Anne & LANDAU, Tina. The viewpointes book. NY: First, 2005.3. CARLSON, M. Performance. NY: Routledge, 1996.FERNANDES, S. Memória e Invenção: Gerald Thomas em cena. SP: Perspectiva, 1996. PAVIS, P. A análise dos espetáculos. SP: Perspectiva, 2003.SCHECHNER, R. Between theatre and anthropology. Pensilvânia: University of Pensilvânia Press, 1984.SILVA,A. S. Do teatro ao te-ato.SP: Perspectiva: 1981.STANISLAVSKI, C. El trabajo del actor sobre si mismo. BA: Quetzal, 1977._________________. Mi vida em el arte. BA: Quetzal, 1981.THOMAS, R. Al lavoro com Grotovski sulle azione fisiche. Milano: Ubulibri, 1993.OIDA, Y. Um ator errante. SP: Beca, 1992.