1. Levar o aluno a tomar contato com Mímica com técnica de ator: o corpo poético;2. Desenvolver no aluno a sua observação do espaço e do tempo;3. Propiciar ao aluno o contato com as Técnicas Ilusórias da Mímica;4. Iniciar o aluno na construção do texto corporal.5. Fazer o aluno refletir sobre a linguagem da Mímica e o teatro contemporâneo.
Os princípios da Mímica. As técnicas ilusórias. O texto corporal. A linguagem da Mímica.
01. Observação: princípio básico da Mímica; 02. A musicalidade e o ritmo do movimento;03. O movimento: origem/intenção e a economia;04. Técnica Ilusória: articulações do Mimo;05. Técnica Ilusória: Relação objeto/articulação: o peso, o tamanho, o valor, a força;06. Técnica Ilusória: superfície;07. Técnica Ilusória: ponto fixo;08. Técnica Ilusória: o andar;09. Técnica Ilusória: as escadas;10. Técnica Ilusória: o contraponto;11. A máscara facial e a máscara corpora;12. A construção do texto corporal do mimo;13. A estrutura de uma peça de Mímica;14. Exercícios práticos: elaboração e ensaio; 15. Exercícios práticos: apresentação e avaliação.
BALSIMELLI, Rossano e Livio Negri - GUIDA AL MIMO E AL CLOWM. Milano: Rizzoli Editore, 1982.BURNIER, Luis Otávio - A ARTE DE ATOR: DA TÉCNICA À REPRESENTAÇÃO. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.DAVIS, Flora - COMUNICAÇÅO NÃO-VERBAL. São Paulo: Summus, 1978.DECROUX, Etienne - PAROLE SUR LE MIME. Paris: Librairie Théâtrale, s.d.DECROUX, Maximilien, Pinok et Matho - PANTOMIME, MIME.EXPRESSION CORPORELLE. Paris: Temp, 1975.HAUSBRANDT, Andrzej - TOMASZEWSKI’S MIME THEATRE. Warsaw: Interpress Publication, 1975.LEABHART, Thomas – MODERN AND POST-MODERN MIME, London: Macmillan Education, 1989;LECOQ, Jacques – THE MOVING BODY, London: Methuen Publishing, 2000;MARINIS, Marco De – MIMO E MIMI, Firenze: La Casa Usher, 1980;NEVES, Neide – KLAUSS VIANNA: ESTUDOS PARA UMA DRAMATURGIA CORPORAL, São Paulo: Cortez, 2008;ROSSENA, Rossana - A SCUOLA DI MIMO. Milano: Editiemme, l983;STOZENBERG, Mark- ARTE DEL MIMO. Roma: Cremese Editore, l981.