Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0608 - Mimica
Mime

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
1. Levar o aluno a tomar contato com Mímica com técnica de ator: o corpo poético;
2. Desenvolver no aluno a sua observação do espaço e do tempo;
3. Propiciar ao aluno o contato com as Técnicas Ilusórias da Mímica;
4. Iniciar o aluno na construção do texto corporal.
5. Fazer o aluno refletir sobre a linguagem da Mímica e o teatro contemporâneo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
63370 - Eduardo Tessari Coutinho
 
Programa Resumido
Os princípios da Mímica. As técnicas ilusórias. O texto corporal. A linguagem da Mímica.
 
 
 
Programa
01. Observação: princípio básico da Mímica;
02. A musicalidade e o ritmo do movimento;
03. O movimento: origem/intenção e a economia;
04. Técnica Ilusória: articulações do Mimo;
05. Técnica Ilusória: Relação objeto/articulação: o peso, o tamanho, o valor, a força;
06. Técnica Ilusória: superfície;
07. Técnica Ilusória: ponto fixo;
08. Técnica Ilusória: o andar;
09. Técnica Ilusória: as escadas;
10. Técnica Ilusória: o contraponto;
11. A máscara facial e a máscara corpora;
12. A construção do texto corporal do mimo;
13. A estrutura de uma peça de Mímica;
14. Exercícios práticos: elaboração e ensaio;
15. Exercícios práticos: apresentação e avaliação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aquecimento corporal. Exposição teórica e exercícios práticos para desenvolver a observação, a consciência corporal e o espaço e a musicalidade ligados ao movimento. Exercícios de Técnica Ilusória. Jogos e exercícios de improvisação, coletivos e individuais.
Critério
1. Empenho e aproveitamento dos alunos nos exercícios em aula;
2. Participação e criatividade nas improvisações;
3. Qualidade artística do trabalho final.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BALSIMELLI, Rossano e Livio Negri - GUIDA AL MIMO E AL CLOWM. Milano: Rizzoli Editore, 1982.
BURNIER, Luis Otávio - A ARTE DE ATOR: DA TÉCNICA À REPRESENTAÇÃO. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.
DAVIS, Flora - COMUNICAÇÅO NÃO-VERBAL. São Paulo: Summus, 1978.
DECROUX, Etienne - PAROLE SUR LE MIME. Paris: Librairie Théâtrale, s.d.
DECROUX, Maximilien, Pinok et Matho - PANTOMIME, MIME.EXPRESSION CORPORELLE. Paris: Temp, 1975.
HAUSBRANDT, Andrzej - TOMASZEWSKI’S MIME THEATRE. Warsaw: Interpress Publication, 1975.
LEABHART, Thomas – MODERN AND POST-MODERN MIME, London: Macmillan Education, 1989;
LECOQ, Jacques – THE MOVING BODY, London: Methuen Publishing, 2000;
MARINIS, Marco De – MIMO E MIMI, Firenze: La Casa Usher, 1980;
NEVES, Neide – KLAUSS VIANNA: ESTUDOS PARA UMA DRAMATURGIA CORPORAL, São Paulo: Cortez, 2008;
ROSSENA, Rossana - A SCUOLA DI MIMO. Milano: Editiemme, l983;
STOZENBERG, Mark- ARTE DEL MIMO. Roma: Cremese Editore, l981.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0608

Clique para consultar o oferecimento para CAC0608

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP