Introdução ao acompanhamento de processos de aprendizagem em Teatro nos diferentesníveis da Educação Básica e da ação cultural, através de observação sistemática.Realizar acompanhamento crítico dos processos pedagógicos em teatro tendo em vistaas metodologias empregadas e os princípios didáticos propostos.
O plano de ensino na instituição educativa. Projetos de ação cultural. Atuação em organizações não governamentais. "Contratos"de de atuação. O papel do observador. Finalidades do processo teatral. Encaminhamento das sessões de trabalho. O papel do coordenador. Conteúdos e procedimentos. Modalidades de avaliação.
1-O plano de ensino na instituição educativa2-Atuação em organizações não governamentais3-"Contratos" de atuação4-O papel do observador5-O papel do coordenador6-Modalidades de avaliação7- A formulação do conteúdo dos planos de aula8- Métodos e estratégias: diferentes acepções e modalidades da improvisação teatral9- Métodos e estratégias: faixas etárias e processos coletivos de trabalho teatral
CHACRA, Sandra. A Natureza e o sentido da improvisação teatral. S.P:Perspectiva,1983.KOUDELA, Ingrid D. Jogos Teatrais. S.P.: Perspectiva, 1984.PIMENTA, Selma e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil. Gênese eCrítica de um Conceito. São Paulo: Cortez, 2002.RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.SPOLIN,Viola. Improvisação para o Teatro. S.P.: Perspectiva, 1979._____________.Jogos Teatrais no livro do diretor. S.P.: Perspectiva, 1999._____________ . Jogos Teatrais. O fichário de Viola Spolin. S.P.: Perspectiva, 2001._____________. Jogos Teatrais na sala de aula. S.P.: Perspectiva, 2007.