A presente disciplina pretende: a. Proporcionar ao aluno aprendizado teórico sobre a história e estética da Iluminação cênica. b. Colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Iluminação I, através do desenvolvimento de projetos práticos de Iluminação Cênica, a partir das aulas teóricas. c. Desenvolver uma reflexão sobre a linguagem da iluminação cênica, suas várias funções na encenação teatral e sua interação com a cenografia.
História e estética da iluminação cênica: Aulas teóricas sobre o desenvolvimento técnico e artístico da iluminação cênica na história do teatro. A iluminação Cênica como linguagem. Características e funções da iluminação Cênica dos principais cenógrafos, encenadores e iluminadores da história do teatro. A articulação entre espaço e tempo na iluminação teatral. Laboratório de Luz: Concepção e execução de projetos de iluminação cênica: criação, desenho, montagem e afinação de luz. Desenvolvimento de roteiros de movimento de luz e prática de operação de luz. Analisar os projetos práticos dos alunos em sua coerência com a concepção do espaço e da encenação.
a. Arte da Iluminação – Características e funções. b. História da iluminação: dos primórdios ao século XV – A luz natural. c. História e estética da iluminação: Renascimento. d. História e estética da iluminação: Barroco. e. História e estética da iluminação: Classicismo. f. História e estética da iluminação: Romantismo. g. História e estética da iluminação: Realismo e Naturalismo. h. História e estética da iluminação: Simbolismo. i. História e estética da iluminação: Expressionismo. j. História e estética da iluminação: O Teatro Épico: Piscator, Brecht e a utilização de projeções. k. História e estética da iluminação: A Bauhaus e o estudo do espaço, forma cor e luz. l. História e estética da iluminação: do pós guerra aos anos 70. m. História e estética da iluminação: Novas concepções e as novas tecnologias em iluminação cênica. n. Laboratório de luz: A luz no espaço – Desenho. Mapas e projetos. o. Laboratório de luz: Execução dos projetos – montagem e afinação da luz. p. Laboratório de luz: A luz no tempo e o movimento. Roteiros de operação de luz.
APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. Editora Arcádia, s/d. ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1993. BABLET, Denis. A Luz no Teatro in O Teatro e sua Estética. Lisboa: Editora Arcádia, 1964. __________. Les Révolutions Scéniques du Vingtième Siècle. Paris: Soc. Int. d’Art Xxe siècle, 1975. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003. CAMARGO, Roberto Gil. A Função Estética da Luz. Sorocaba, SP: Ed. TCM Comunicação, 2000. CRAIG, Edward Gordon. Da Arte do Teatro. Lisboa: Editora Arcádia, s/d. GUINSBURG, J (org.). Semiologia do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978. PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editoria, 1982. JONES, Robert Edmond. A um Jovem Decorador Teatral - Luz e Sombra in O Teatro e sua Estética. Lisboa: Editora Arcádia, 1964. ROUBINE, Jean-Jaques. A Linguagem da Encenação Teatral, 1880/1980. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1996. SOURIAU, Etienne. O Cubo e a Esfera in O Teatro e sua Estética. Lisboa: Editora Arcádia, 1964. SARAIVA, Hamilton F. Iluminação Teatral: História, Estética e Técnica. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 1990, 2 vol. SVOBODA, Josef. Uma Experiência Checoslovaca in O Teatro e sua Estética. Lisboa: Editora Arcádia, 1964.