Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0622 - Direção Teatral III
Theater Directing III

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
- Realizar um projeto de pesquisa em encenação a partir de uma dramaturgia em processo. 
- Aprofundar instrumental para trabalho em equipe, estabelecimento de parcerias artísticas e condução de grupo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
266021 - Antônio Carlos de Araújo Silva
2532442 - Marcos Aurélio Bulhões Martins
 
Programa Resumido
Sobre o discurso da encenação: aspectos técnicos, poéticos e estéticos. Problemas históricos: o teatro moderno e a função do encenador. Aspectos materiais da encenação: o espaço, o texto,  o ator,  a iluminação, figurino, produção, etc. Das possibilidades: um texto e diferentes leituras. Encenar, ou como escolher um ponto de vista:  um estudo cênico. Ensaio crítico sobre o processo de criação. Aspectos pedagógicos da Direção Teatral.
 
 
 
Programa
1 - A função do diretor. 
2 – Formação de um grupo de trabalho.
3 – A relação encenador-dramaturgo numa dramaturgia em processo.
4 – A relação encenador-atores na perspectiva de um processo colaborativo.
5 - A função da improvisação na criação da dramaturgia e da cena.
6 – O percurso da criação do roteiro à primeira versão do texto.
7 – Levantamento da cena e direção de atores.
8 – Apresentação de exercício de curta duração (20 a 30 minutos) resultante do projeto de pesquisa levado ao cabo durante o semestre.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas práticas.
- Discussões em classe.
- Leituras.
- Seminários.
- Apresentação de reflexões escritas.
Critério
Freqüência, participação nas aulas, leituras, seminários e a apresentação do exercício cênico de média duração receberão pesos diferenciados. No caso deste último, o desenvolvimento metodológico e os resultados artísticos obtidos – ainda que analisados enquanto processo – terão um peso decisivo.
Norma de Recuperação
Consecução de trabalhos específicos (práticos e/ou teóricos), combinados previamente, para apresentação até a primeira semana de aulas do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
BENEDETTI, Robert L. The Director at Work. New Jersey: Prentice Hall, 1985. 
BLACK, George. Contemporay Stage Directing. Fort Worth: Holt, Rinehart and Winston, 1991.
BLY, Mark (ed.). The production notebooks: theatre in process. Volume 1. New York: Theatre Communications Group, 1996.
COLE, Susan Lezler. Directors in rehearsal: a hidden world. New York: Routledge, Chapman and Hall, 1992.
CORRÊA, José Celso Martinez. Primeiro ato: cadernos, depoimentos, entrevistas (1958 – 1974). São Paulo: Editora 34, 1998.
FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais – anos 70. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000.
KAHN, David; BREED, Donna. Scriptwork: a director’s approach to new play development. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1995.
LIMA, Mariângela Alves de. Quem faz o Teatro. In: Anos 70 – Teatro. São Paulo: Ed. Europa, s.d., pp. 43 – 74.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
MITCHELL, Jonh D. The director-actor relationship. New York: Institute for Advanced Studies in the Theatre Arts Press in association with Florida Keys Community College, 1992.
NELSON, Richard; JONES, David. Making plays: the writer-director relationship in the theatre today. London: Faber and Faber, 1995.
TRAVIS, Mark W. The director’s journey: the creative collaboration between directors, writers and actors. Studio City: Michael Wiese Productions,1997.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0622

Clique para consultar o oferecimento para CAC0622

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP