1. Reconhecer a dança enquanto um sistema. O aprofundamento desta hipótese é apontar que esse sistema dança se transforma a partir de acontecimentos significativos, reformulando e modificando todo o seu sentido, numa trajetória evolutiva. 2. Pesquisar as necessidades do corpo - de um artista criador – que envolvem os processos de criação e o fazer numa relação contemporânea. 3. Desenvolver experimentos criativos pautados na idéia de uma prontidão cênica a partir do que chamamos de escuta do corpo visando a composição cênica. 4. Refletir sobre a prática estabelecida em classe e promover pontes com algumas referências teóricas.
Procura-se extrair novos padrões a partir das interações dos diferentes corpos entre si e destes com o ambiente, utilizando a respiração como porta de entrada e de saída, como conexão entre estes corpos e os sons gerados neste processo.
1. O conceito “Corpomídia” de Christine Greiner e Helena Katz. 2. Ação e cognição, entendidas numa mesma escala temporal. 3. O sentido do movimento como início do processo de produção de um corpomídia. 4. A arte incorporada como uma necessidade de existência, um modo de vida, um caminho para se relacionar com um mundo: uma escolha. 5. Aspectos pedagógicos da Dança Contemporânea.
AGRA, Lucio. História da Arte do Século XX: Idéias e Movimentos. Coleção Moda e Comunicação. Káthia Castilho: coordenação. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2006. GREINER, Christine. O Corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo:Annablume, 2005. KATZ, Helena Tania. Um, Dois, Três: A Dança é Pensamento do Corpo. Belo Horizonte: Helena Katz, 2005. SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: FAPESP e Annablume, 1998. VIEIRA, Jorge de Alburqueque. Teoria do Conhecimento e Arte. Formas de Conhecimento: Arte e Ciência. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.