A disciplina visa a preparar alunos tanto para a crítica jornalística quanto para a crítica ensaísta. Para aqueles que nåo desejam especializar-se nesse campo, ela fornece os elementos necessários para o julgamento do próprio trabalho.
O curso teórico-prático visa ao desenvolvimento projetos e discussões sobre a Critica Tetral num todo com base no estudo de modelos do teatro moderno e contemporâneo.
1 - Análise do Texto Teatral. 2 - Texto e subtexto. 3 - Divisão em unidades.4 - Objetivos e super-objetivo. 5 – Exercício “textocêntrico”: a aproximação ao universo do dramaturgo. 6 – O trabalho com o ator numa perspectiva realista. 7 – Exercício “cenocêntrico”: a configuração da leitura do encenador8 – Fundamentos para um projeto de pesquisa em direção teatral. 9 – Desenvolvimento metodológico da pesquisa em sala de ensaio. 10 – Realização de exercício cênico de curta duração (10 minutos) a partir da pesquisa realizada
ASSIS, Machado de.CRõTICA TEATRAL Såo Paulo: W.M. Jackson, 1938. BENTLEY,Eric.A EXPERIÊNCIA VIVA DO TEATRO. Rio de Janeiro: Zahar ,1963. BRECHT, Bertold- TEATRO DIALÉTICO. Rio de Janeiro: Civilizaçåo Brasileira,1967. KOTT,Jan SHAKESPEARE,NOTRE CONTEMPORAIN. PARIS:René Juliard,1967. PRADO,Décio de Almeida APRESENTAÇÅO DO TEATRO BRASILEIRO MODERNO.Såo Paulo: Livraria Martins Editora,1956. PISCATOR, Erwin TEATRO POLíTICO. Rio de Janeiro: Civilizaçåo Brasileira,1967 ROSENFELD,Anatol.TEXTO/CONTEXTO.Såo Paulo:Editora Pespectiva,1968.