1.Aprofundar temas ligados à teoria da encenação2.Discutir procedimentos metodológicos de ensaio3.Acompanhar os projetos artísticos individuais em curso, realizados por cada aluno4.Refletir coletivamente as propostas, as opções de linguagem e os encaminhamentos práticos de cada aluno-diretor em relação ao seu projeto de pesquisa
A partir dos temas e métodos inerentes aos projetos de pesquisa de cada aluno-diretor, serão definidas propostas temáticas e metodológicas comuns a todos, as quais serão estudadas e discutidas ao longo da disciplina. O curso funciona como uma espécie de “Seminário Avançado de Encenação” em que, a partir de necessidades individuais ou grupais – identificadas pelos próprios alunos ou pelo docente responsável – serão escolhidos os tópicos de encenação a serem analisados.
1.Apresentação dos projetos de pesquisa de cada aluno2.Levantamento de questões temáticas e metodológicas de interesse comum3.Pesquisa bibliográfica e leitura de textos relacionados aos problemas levantados4.Realização de encontros práticos em torno das questões levantadas no curso5. Acompanhamento de ensaios dos projetos de pesquisa individuais6.Discussão coletiva dos procedimentos e problemas inerentes a cada projeto
BANU, Georges (orgs.). Les répétitions: un siècle de mise en scène. De Stanislavski à Bob Wilson. 1.ed. Bruxelles: Alternatives théâtrales/ Académie Expérimental des Théâtres 52-53-54/ Décembre 96/ Janvier 97.BENEDETTI, Robert L. The director at work. 1.ed. New Jersey: Prentice Hall, 1985.BLACK, George. Contemporary stage directing. 1.ed. New York: Holt Rinehart Winston, 1991.BOGART, Anne. A Director Prepares: seven essays on art and theatre. New York: Routledge, 2002.BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. 1.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1999.CEBALLOS, Edgar (orgs.). Principios de dirección escénica. 1.ed. México: Grupo Editorial Caceta SA, 1992. (col. Escenología).COHEN, Renato. ‘Work in progress’ na Cena Contemporânea: criação, recepção e encenação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.COLE, Susan L. Directors in rehearsal: a hidden world. 1.ed. New York: Routledge, Chapman and Hall, 1992.CRAIG, Eward Gordon. El arte del teatro. 5.ed. México: Grupo editorial Gaceta, 1995.FÉRAL, Josette. Mise en scène et jeu de l’acteur - Entretiens - Tome 1: L’espace du texte. 1.ed. Montréal, Quebec: Édtions Jeu/Éditions Lansman, 1997._____________. Mise en scène et jeu de l’acteur - Entretiens - Tome 2: Le corps en scène. 1.ed. Montréal, Quebec: Édtions Jeu/Éditions Lansman, 1998.GUINSBURG, Jacó. Stanislávski, Meierhold & Cia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.HEUVEL, Michael Vanden. Performing Drama/Dramatizing Performance. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1993.JIMENEZ, Sergio. El Evangelio de Stanislavski segun sus apostoles, los apócrifos, la reforma, los falsos profetas y Judas Iscariote. México: Grupo Editorial Gaceta, 1990.KNÉBEL, María Osipovna. Poética de la pedagogía teatral. 1.ed. Bogotá: Siglo Veintiuno Editores, 1991.LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. MARTINEZ CORRÊA, Zé Celso. Primeiro ato: cadernos, depoimentos, entrevistas (1958 – 1974). 1.ed. São Paulo: Editora 34, 1998.MEYERHOLD, V. Textos Teoricos. 2.ed. Madrid: Publicaciones de la asociacion de directores de escena de España, serie: Teoría y prática del teatro, no. 7, 1992.PAVIS, Patrice. La Mise en Scène Contemporaine: origines, tendances, perspectives. Paris: Armand Colin, 2007.SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2001.____________________. Redes da Criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.SOLÓRZANO, Carlos; WEISZ, Gabriel (et al). Métodos y Técnicas de Investigación Teatral. México: Escenología, A. C., 1999.ZULAR, Roberto (org.). Criação em Processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002.