Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0631 - Direção Teatral IV
Theater Directing IV

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 360 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
1.Aprofundar temas ligados à teoria da encenação
2.Discutir procedimentos metodológicos de ensaio
3.Acompanhar os projetos artísticos individuais em curso, realizados por cada aluno
4.Refletir coletivamente as propostas, as opções de linguagem e os encaminhamentos práticos de cada aluno-diretor em relação ao seu projeto de pesquisa
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2532442 - Marcos Aurélio Bulhões Martins
 
Programa Resumido
A partir dos temas e métodos inerentes aos projetos de pesquisa de cada aluno-diretor, serão definidas propostas temáticas e metodológicas comuns a todos, as quais serão estudadas e discutidas ao longo da disciplina. O curso funciona como uma espécie de “Seminário Avançado de Encenação” em que, a partir de necessidades individuais ou grupais – identificadas pelos próprios alunos ou pelo docente responsável – serão escolhidos os tópicos de encenação a serem analisados.
 
 
 
Programa
1.Apresentação dos projetos de pesquisa de cada aluno
2.Levantamento de questões temáticas e metodológicas de interesse comum
3.Pesquisa bibliográfica e leitura de textos relacionados aos problemas levantados
4.Realização de encontros práticos em torno das questões levantadas no curso
5. Acompanhamento de ensaios dos projetos de pesquisa individuais
6.Discussão coletiva dos procedimentos e problemas inerentes a cada projeto
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em aula e produção de um ensaio crítico a partir das questões estudadas.
Critério
Não há.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BANU, Georges (orgs.). Les répétitions: un siècle de mise en scène. De Stanislavski à Bob Wilson. 1.ed. Bruxelles: Alternatives théâtrales/ Académie Expérimental des Théâtres 52-53-54/ Décembre 96/ Janvier 97.
BENEDETTI, Robert L. The director at work. 1.ed. New Jersey: Prentice Hall, 1985.
BLACK, George. Contemporary stage directing. 1.ed. New York: Holt Rinehart Winston, 1991.
BOGART, Anne. A Director Prepares: seven essays on art and theatre. New York: Routledge, 2002.
BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. 1.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1999.
CEBALLOS, Edgar (orgs.). Principios de dirección escénica. 1.ed. México: Grupo Editorial Caceta SA, 1992. (col. Escenología).
COHEN, Renato. ‘Work in progress’ na Cena Contemporânea: criação, recepção e encenação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
COLE, Susan L. Directors in rehearsal: a hidden world. 1.ed. New York: Routledge, Chapman and Hall, 1992.
CRAIG, Eward Gordon. El arte del teatro. 5.ed. México: Grupo editorial Gaceta, 1995.
FÉRAL, Josette. Mise en scène et jeu de l’acteur - Entretiens - Tome 1: L’espace du texte. 1.ed. Montréal, Quebec: Édtions Jeu/Éditions Lansman, 1997.
_____________. Mise en scène et jeu de l’acteur - Entretiens - Tome 2: Le corps en scène. 1.ed. Montréal, Quebec: Édtions Jeu/Éditions Lansman, 1998.
GUINSBURG, Jacó. Stanislávski, Meierhold & Cia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
HEUVEL, Michael Vanden. Performing Drama/Dramatizing Performance. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1993.
JIMENEZ, Sergio. El Evangelio de Stanislavski segun sus apostoles, los apócrifos, la reforma, los falsos profetas y Judas Iscariote. México: Grupo Editorial Gaceta, 1990.
KNÉBEL, María Osipovna. Poética de la pedagogía teatral. 1.ed. Bogotá: Siglo Veintiuno Editores, 1991.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MARTINEZ CORRÊA, Zé Celso. Primeiro ato: cadernos, depoimentos, entrevistas (1958 – 1974). 1.ed. São Paulo: Editora 34, 1998.
MEYERHOLD, V. Textos Teoricos. 2.ed. Madrid: Publicaciones de la asociacion de directores de escena de España, serie: Teoría y prática del teatro, no. 7, 1992.
PAVIS, Patrice. La Mise en Scène Contemporaine: origines, tendances, perspectives. Paris: Armand Colin, 2007.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2001.
____________________. Redes da Criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
SOLÓRZANO, Carlos; WEISZ, Gabriel (et al). Métodos y Técnicas de Investigación Teatral. México: Escenología, A. C., 1999.
ZULAR, Roberto (org.). Criação em Processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0631

Clique para consultar o oferecimento para CAC0631

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP