Proporcionar aos alunos do curso de Teoria e, optativamente, aos alunos de direção e interpretação, o exercício de uma pesquisa teatral de amplo espectro, seja a partir de exercícios práticos de encenação, seja a partir de temas teóricos específicos. Idealmente o aluno exercitará sua capacidade de reflexão e de pesquisa formulando um projeto de pesquisa que, optativamente, poderá ser apresentado para iniciar-se o mestrado na pós-graduação do Departamento. Trata-se, portanto, de fomentar uma criação plenamente autônoma do aluno.
Proporcionar o exercício de uma pesquisa teatral de amplo espectro.
1. Seminário de revisão de todos os conteúdos teóricos oferecidos nos três anos anteriores.2. Conferências de professores do Departamento e convidados acerca de temas eleitos pelo grupo para aprofundamento 3. Participação optativa nos processos de montagem dos alunos de direção e interpretação, atuando como dramaturgistas, dramaturgos ou críticos.4. Frequência obrigatória no curso Crítica Teatral 2 5. Pesquisa do trabalho de um encenador profissional
BUTCHER,S.H. Aristotle's theory of poetry and fine art, London, Dover, 1951CARLSON, Marvin, Teorias do Teatro-Estudo teórico-crítico dos gregos a atualidade, São Paulo, Editora da UNESP, 1997CRAIG, Gordon, Da Arte do Teatro, Lisboa,Arcádia,s.d.PAVIS, Patrice, Dicionário de teatro - Dramaturgia, estética, semiologia, Barcelona, Paidós, 1996.ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico, São Paulo, DESA, 1965.SZONDI, Peter, Theory of Modern Drama, Cambridge, CUP, 1992WILLIAMS, Raymond, Drama in Performance, Milton Keynes, Open University Press, 1995.