Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0638 - Metodologia do Ensino das Artes Cênicas III
Theater Arts Teaching Methodology III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Desenvolver o senso de responsabilidade e capacidade de iniciativa através de gradativo
exercício didático na coordenação de grupos e avaliação de processos pedagógicos . A
partir do projeto político-pedagógico da instituição escolar, formular e coordenar
intervenções didáticas visando à aprendizagem da linguagem teatral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
 
Programa Resumido
A noção de regra e sua aquisição progressiva. O jogo simbólico e o jogo de regras. O jogo de regras e a aprendizagem teatral. Jogos teatrais e consciência de processos de aprendizagem. A documentação de processos de aprendizagem. Projetos de intervenção teatral.
 
 
 
Programa
1. A noção de regra e sua aquisição progressiva
2. O jogo simbólico e o jogo de regras
3. O jogo de regras e a aprendizagem teatral
4. A documentação de processos de aprendizagem
5. O projeto político-pedagógico da escola
6. Gestão pedagógica na instituição escolar: modalidades, dispositivos, procedimentos
7. Avaliação qualitativa: procedimentos
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Organização do plano de estágio.
2.Elaboração de instrumentos de avaliação a serem utilizados.
Critério
-Frequência no estágio e nas aulas.
-Entrega de relatórios e protocolos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
Apresentação de trabalho escrito referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
___________ . O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PUPO, Maria Lúcia. “O lúdico e a construção do sentido”. Sala Preta, junho de 2001, pp.
181-187.
___________ . “Para desembaraçar os fios”. Educação e Realidade, UFRGS, v.30, nº 2,
jul./dez. 2005, pp. 217-228.
___________ . Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo:
Perspectiva, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0638

Clique para consultar o oferecimento para CAC0638

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP