Desenvolver o senso de responsabilidade e capacidade de iniciativa através de gradativoexercício didático na coordenação de grupos e avaliação de processos pedagógicos . Apartir do projeto político-pedagógico da instituição escolar, formular e coordenarintervenções didáticas visando à aprendizagem da linguagem teatral.
A noção de regra e sua aquisição progressiva. O jogo simbólico e o jogo de regras. O jogo de regras e a aprendizagem teatral. Jogos teatrais e consciência de processos de aprendizagem. A documentação de processos de aprendizagem. Projetos de intervenção teatral.
1. A noção de regra e sua aquisição progressiva2. O jogo simbólico e o jogo de regras3. O jogo de regras e a aprendizagem teatral4. A documentação de processos de aprendizagem5. O projeto político-pedagógico da escola6. Gestão pedagógica na instituição escolar: modalidades, dispositivos, procedimentos7. Avaliação qualitativa: procedimentos
GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.___________ . O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.PUPO, Maria Lúcia. “O lúdico e a construção do sentido”. Sala Preta, junho de 2001, pp.181-187.___________ . “Para desembaraçar os fios”. Educação e Realidade, UFRGS, v.30, nº 2,jul./dez. 2005, pp. 217-228.___________ . Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo:Perspectiva, 2005.