Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Artes Cênicas
Disciplina: CAC0639 - Teatro e Educação II
Theater and Education II
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
3
Carga Horária Total:
150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo:
Semestral
Ativação:
15/07/2018
Desativação:
Objetivos
Prosseguir a reflexão sobre as relações que vêm sendo configuradas entre teatro e educação na atualidade, enfatizando processos de aprendizagem teatral que incorporem textos de natureza variada. Examinar os princípios e finalidades da intervenção pedagógica através da linguagem teatral.
Docente(s) Responsável(eis)
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Programa Resumido
Teorias do jogo e educação. Interseção entre jogo e texto. As regras do jogo e o texto narrativo ou poético. Do jogo ao texto: oficina de escrita. A peça didática de Bertolt Brecht. O jogo da troca de papéis como princípio metodológico.
Programa
1- Teorias do jogo e educação 2- Interseção entre jogo e texto 3- As regras do jogo e o texto narrativo ou poético 4- Do jogo ao texto: oficina de escrita 5- A teoria da narrativa e a cena: processos de aprendizagem 6- A peça didática de Bertolt Brecht 7- A troca de papéis como princípio pedagógico
Avaliação
Método
- Experimentações e documentação a partir de elementos da teoria da narrativa;
- Experimentação de procedimentos de escrita – individualmente e em grupo – a partir de modalidades cênicas de caráter lúdico.
- Experimentação com textos e procedimentos brechtianos.
Critério
Frequência e participação nas aulas.
Entregas de protocolos, fichamentos e trabalho final escrito.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito, referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte .
Bibliografia
BENJAMIN, Walter. Tentativas sobre Brecht. Madrid:Taurus,1975.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido. Rio:Civilização Brasileira,1988.
BRECHT, Bertolt. "Sobre o teatro do cotidiano".In: Poemas de Bertolt Brecht.1913-1956.
Seleção e tradução: Paulo César Souza 1987.
_____________. Teatro Dialético. Rio :Civilização Brasileira,1986.
_____________. Teatro Completo em Doze Volumes. Rio:Paz e Terra.
GATTI, Bernardete. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano,
2002.
KOUDELA, Ingrid D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.
_______________ . Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.
_______________ . Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.
_______________ . (org.) Um voo brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.
PUPO, Maria Lúcia. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo:
Perspectiva, 2005.
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto alegre: Artes Médicas, 1998.
CARVALHO, José Sérgio. Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes,
2004.
PERISSÉ, Gabriel. Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes
Médicas, 2000.
Clique para consultar os requisitos para CAC0639
Clique para consultar o oferecimento para CAC0639
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP