Prosseguir a reflexão sobre as relações que vêm sendo configuradas entre teatro e educação na atualidade, enfatizando processos de aprendizagem teatral que incorporem textos de natureza variada. Examinar os princípios e finalidades da intervenção pedagógica através da linguagem teatral.
Teorias do jogo e educação. Interseção entre jogo e texto. As regras do jogo e o texto narrativo ou poético. Do jogo ao texto: oficina de escrita. A peça didática de Bertolt Brecht. O jogo da troca de papéis como princípio metodológico.
1- Teorias do jogo e educação 2- Interseção entre jogo e texto 3- As regras do jogo e o texto narrativo ou poético 4- Do jogo ao texto: oficina de escrita 5- A teoria da narrativa e a cena: processos de aprendizagem 6- A peça didática de Bertolt Brecht 7- A troca de papéis como princípio pedagógico
BENJAMIN, Walter. Tentativas sobre Brecht. Madrid:Taurus,1975.BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido. Rio:Civilização Brasileira,1988.BRECHT, Bertolt. "Sobre o teatro do cotidiano".In: Poemas de Bertolt Brecht.1913-1956.Seleção e tradução: Paulo César Souza 1987._____________. Teatro Dialético. Rio :Civilização Brasileira,1986._____________. Teatro Completo em Doze Volumes. Rio:Paz e Terra.GATTI, Bernardete. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano,2002.KOUDELA, Ingrid D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991._______________ . Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996._______________ . Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001._______________ . (org.) Um voo brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.PUPO, Maria Lúcia. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo:Perspectiva, 2005.BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto alegre: Artes Médicas, 1998.CARVALHO, José Sérgio. Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes,2004.PERISSÉ, Gabriel. Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtesMédicas, 2000.