A disciplina Dramaturgia I tem por objetivo promover uma introdução ao estudo das formas fundamentais de escrita cênica no teatro moderno, com especial ênfase na compreensão de modelos dramáticos e formas críticas do drama. Aspectos gerais da relação entre cena e texto serão examinados, com atenção particular aos padrões surgidos a partir da encenação moderna em sua exigência de maior autonomia estética em relação à literatura dramática. O curso pretende também vincular esse debate técnico-poético à experiência de modernização do teatro brasileiro, com base em eleição de autores modelares em consonância com o Campo Poético I definindo para o ano. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê I, a ser instalado no segundo semestre. - Cobrir estudos da Língua Portuguesa falada e escrita, com intuito de conduzir ao domínio da norma culta.
Estudo teórico-prático das formas fundamentais da dramaturgia moderna, com base em modelos surgidos a partir da confluência entre a crise do drama e o surgimento da encenação moderna. O estudo se combina a uma experimentação prática feita a partir de exercícios de escrita teatral em diálogo com o Campo Poético I.
1. Teoria e prática do drama moderno. 2. Crise dos gêneros e encenação moderna. 3. Aspectos da dialética dramática. 4. Influência da tradição clássica no drama moderno. 5. Formas críticas do drama moderno: exercícios com modelos. 6. Formas do drama moderno no Brasil. 7. Práticas de dramaturgia em diálogo com o Campo Poético I. 8. Aspectos pedagógicos da Dramaturgia.
Parte da bibliografia compõe a listagem abaixo, considerada básica para alguns dos aspectos da disciplina; a outra parte será definida a partir do Campo Poético I: ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Eudoro de Souza. In Aristóteles II- Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1979. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1975. BRECHT, Bertolt. A compra do latão: 1939-1955. Trad. Urs Zuber e Peggy Berndt. Lisboa: Vega, 1999. ___. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. ___. Estudos sobre teatro. Coletados por Segfried Unseld, trad. Fiama P. Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. CLARK, Barrett H. European Theories of Drama. New York: Crown Publishers,1959. COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. ___. Sinta o drama. Petrópolis: Vozes, 1998. DORT, Bernard. O Teatro e sua realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977. HEGEL. Estética. Trad. Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães Editores,1964. KOUDELA, Ingrid. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996. NEVES, João das. A Análise do Texto Teatral. Rio de Janeiro: Minc/Inacen, 1987. ORTIZ, Maria Elena e BOCHINNI, Maria Otília. Para escrever bem. São Paulo: Manole, 2002. PALLOTTINI, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Ed. Brasiliense,1984. ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. ___. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985. ___. Prismas do teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993. ___. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969. SCHOPENHAUER, A. A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2008. STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Trad. de Celeste A. Galeão. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1972. SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. ___. Tragédia moderna. Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2011.