1. Despertar o interesse pelo estudo histórico das artes da cena em sua relação com outras manifestações culturais como festas, procissões e ritos. 2. Estudar questões de método no estudo histórico das artes da cena. 3. Estudar, em perspectiva crítica, práticas do espetáculo em relação à formação das cidades e aos processos coloniais 4. Estudar casos exemplares de formação do imaginário cênico ocidental na Idade Média e Renascimento, tendo em vista a relação com a Antiguidade Clássica e com as tradições populares. 5. Estudar as releituras modernas das tragédias e comédias antigas em espetáculos dos séculos XVI e XVII. 6. Estudar as relações entre formação dramática e expansão capitalista entre os séculos XVIII e XIX. 7. Estudar formas espetaculares de tradições não-europeias.
Introdução à reflexão histórica das artes da cena, tendo em vista questões de método e o estudo das principais formas do espetáculo do século XV ao XIX.
1. O teatro como conceito no Ocidente no tempo das formações nacionais e da expansão colonial: a autonomização da forma espetáculo no contexto das festas religiosas. 2. Estudo de formas cênicas na península ibérica nos séculos XVI e XVII e a expansão colonialista das artes da cena nas Américas. 3. Estudo de formas cênicas no período elisabetano: a história e a releitura das tragédias antigas. 4. Modelos dramatúrgicos e cênicos da antiguidade revistos no Renascimento. 5. Transformações da comédia: tensões entre cultura aristocrática e burguesa na Europa Central: da Commedia dell´Arte a Molière. 6. Espetáculos românticos e realistas: o imaginário dramático nacionalista. 7. Estudo do Naturalismo e da “crise do drama”. 8. Encenação moderna como conceito em crise. 9. A cena experimental do fim do século XIX e início do século XX, relações entre a dramaturgia de Ibsen, Strindberg e Tchekhov e a nova encenação. 10. Mudanças no trabalho teatral e a necessidade de uma nova formação artística. 11. Estudos de casos: formas da cena no Oriente. 12. Estudos de casos: formas da cena em culturas tradicionais não-europeias. 13. Estudos de casos: formas da cena popular na era burguesa. 14. Estudos de casos: formas da cena musical.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Eudoro de Souza. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, s/d. BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. S. Paulo. Fund. Editora da Unesp, 1997. CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10a ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Trad. Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972. CLARK, Barret H.(org.). European theories of the drama. New York, Crown, 1961. CORVIN, Michel. Lire la comédie. Paris, Dunod, 1994. GASSNER, John. Mestres do Teatro, 2 vol.. São Paulo: Perspectiva, 1991.