Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0642 - Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas I
Aesthetics, Theory and Criticism of Performing Arts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
1. Despertar no aluno o interesse pelo estudo teórico tendo como pano de fundo tanto a história do Teatro e a história do pensamento sobre o Teatro, como a filosofia e a literatura. 2. Desenvolver no aluno a habilidade para algumas práticas teóricas fundamentais como técnicas e prontidões que serão necessárias da vida profissional desse artista, pesquisador e pedagogo. 3. Aprender a ler um texto e não organizar a sua resenha simplesmente percorrendo os seus parágrafos, mas isolando seus argumentos hierarquicamente, e conseguindo da análise criteriosa extrair uma síntese e desta, quando possível, uma interpretação crítica. 4. Estimular a capacidade de exercer de forma sistemática a crítica, seja de textos teóricos, dramatúrgicos ou espetaculares. 5. Incentivar a pesquisa, pela curiosidade e o fascínio pelo ato de pesquisar e pelas possibilidades de invenção que ele enseja, isto é, menos pela transmissão de informações históricas ou teóricas, mas pelo seu envolvimento com temas, problemas e projetos. - Cobrir estudos da Língua Portuguesa falada e escrita, com intuito de conduzir ao domínio da norma culta. - Analisar aspectos pedagógicos do estudo teórico-prático em estética, teoria e crítica teatrais, em atendimento às exigências do Conselho Estadual de Educação, na Deliberação 111/2012, revista pela 154/2017 sobre Práticas como Componentes Curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
 
Programa Resumido
Delimitada pelo Campo Poético I, abordagem das relações entre a reflexão elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos.
 
 
 
Programa
1. A crise da representação artística no modernismo. 2. Resgates contemporâneos da ideia de representação. 3. A história da representação ou do conceito de mimesis. 4. A filosofia moderna e a noção de estética. 5. Estudo de reflexões elaboradas por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, no âmbito do Campo Poético I. 6. Estudo de poéticas de artistas no processo de criação de seus trabalhos, no âmbito do Campo Poético I. 7. Estudo das articulações entre as reflexões e as poéticas, no âmbito do Campo Poético I. 8. Aspectos pedagógicos da Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas, no âmbito do Campo Poético I.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência.
2. Presença.
3. Desempenho.
4. Cooperação.
5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
NEVES, João das. A Análise do Texto Teatral. Rio de Janeiro: Minc/Inacen, 1987. ORTIZ, Maria Elena e BOCHINNI, Maria Otília. Para escrever bem. São Paulo: Manole, 2002. SCHOPENHAUER, A. A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2008. VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006. Será definida a partir do Campo Poético I.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0642

Clique para consultar o oferecimento para CAC0642

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP