1. Despertar no aluno o interesse pelo estudo teórico tendo como pano de fundo tanto a história do Teatro e a história do pensamento sobre o Teatro, como a filosofia e a literatura. 2. Desenvolver no aluno a habilidade para algumas práticas teóricas fundamentais como técnicas e prontidões que serão necessárias da vida profissional desse artista, pesquisador e pedagogo. 3. Aprender a ler um texto e não organizar a sua resenha simplesmente percorrendo os seus parágrafos, mas isolando seus argumentos hierarquicamente, e conseguindo da análise criteriosa extrair uma síntese e desta, quando possível, uma interpretação crítica. 4. Estimular a capacidade de exercer de forma sistemática a crítica, seja de textos teóricos, dramatúrgicos ou espetaculares. 5. Incentivar a pesquisa, pela curiosidade e o fascínio pelo ato de pesquisar e pelas possibilidades de invenção que ele enseja, isto é, menos pela transmissão de informações históricas ou teóricas, mas pelo seu envolvimento com temas, problemas e projetos. - Cobrir estudos da Língua Portuguesa falada e escrita, com intuito de conduzir ao domínio da norma culta.
Delimitada pelo Campo Poético I, abordagem das relações entre a reflexão elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos.
1. A crise da representação artística no modernismo. 2. Resgates contemporâneos da ideia de representação. 3. A história da representação ou do conceito de mimesis. 4. A filosofia moderna e a noção de estética. 5. Estudo de reflexões elaboradas por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, no âmbito do Campo Poético I. 6. Estudo de poéticas de artistas no processo de criação de seus trabalhos, no âmbito do Campo Poético I. 7. Estudo das articulações entre as reflexões e as poéticas, no âmbito do Campo Poético I. 8. Aspectos pedagógicos da Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas, no âmbito do Campo Poético I.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Eudoro de Souza. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, s/d. BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. S. Paulo. Fund. Editora da Unesp, 1997. CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10a ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Trad. Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972. CLARK, Barret H.(org.). European theories of the drama. New York, Crown, 1961. CORVIN, Michel. Lire la comédie. Paris, Dunod, 1994. GASSNER, John. Mestres do Teatro, 2 vol.. São Paulo: Perspectiva, 1991.