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Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0642 - Estudos em História das Artes Cênicas I
Studies in The History of Performing Arts I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1. Despertar o interesse pelo estudo histórico das artes da cena em sua relação com outras manifestações culturais como festas, procissões e ritos. 
2. Estudar questões de método no estudo histórico das artes da cena. 
3. Estudar, em perspectiva crítica, práticas do espetáculo em relação à formação das cidades e aos processos coloniais 
4. Estudar casos exemplares de formação do imaginário cênico ocidental na Idade Média e Renascimento, tendo em vista a relação com a Antiguidade Clássica e com as tradições populares. 
5. Estudar as releituras modernas das tragédias e comédias antigas em espetáculos dos séculos XVI e XVII. 6. Estudar as relações entre formação dramática e expansão capitalista entre os séculos XVIII e XIX. 
7. Estudar formas espetaculares de tradições não-europeias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
 
Programa Resumido
Introdução à reflexão histórica das artes da cena, tendo em vista questões de método e o estudo das principais formas do espetáculo do século XV ao XIX.
 
 
 
Programa
1. O teatro como conceito no Ocidente no tempo das formações nacionais e da expansão colonial: a autonomização da forma espetáculo no contexto das festas religiosas. 
2. Estudo de formas cênicas na península ibérica nos séculos XVI e XVII e a expansão colonialista das artes da cena nas Américas. 
3. Estudo de formas cênicas no período elisabetano: a história e a releitura das tragédias antigas. 
4. Modelos dramatúrgicos e cênicos da antiguidade revistos no Renascimento. 
5. Transformações da comédia: tensões entre cultura aristocrática e burguesa na Europa Central: da Commedia dell´Arte a Molière. 
6. Espetáculos românticos e realistas: o imaginário dramático nacionalista. 
7. Estudo do Naturalismo e da “crise do drama”. 
8. Encenação moderna como conceito em crise. 
9. A cena experimental do fim do século XIX e início do século XX, relações entre a dramaturgia de Ibsen, Strindberg e Tchekhov e a nova encenação. 
10. Mudanças no trabalho teatral e a necessidade de uma nova formação artística. 
11. Estudos de casos: formas da cena no Oriente. 
12. Estudos de casos: formas da cena em culturas tradicionais não-europeias. 
13. Estudos de casos: formas da cena popular na era burguesa. 
14. Estudos de casos: formas da cena musical.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência.
2. Presença.
3. Desempenho.
4. Cooperação.
5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Eudoro de Souza. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, s/d.
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. S. Paulo. Fund. Editora da Unesp, 1997.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10a ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Trad. Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972. 
CLARK, Barret H.(org.). European theories of the drama. New York, Crown, 1961.
CORVIN, Michel. Lire la comédie. Paris, Dunod, 1994.
GASSNER, John. Mestres do Teatro, 2 vol.. São Paulo: Perspectiva, 1991.
 

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