A disciplina Poéticas de Atuação I objetiva estimular no aluno o reconhecimento e a conscientização de seus potenciais criativos no âmbito do corpo, voz e atuação. O autoconhecimento, como fundamento da prática do ator, será o catalisador dos processos criativos em articulação com parâmetros composicionais como tempo, espaço e ação, em seus sentidos mais amplos. Paralelamente a esse enfoque, a disciplina visa desenvolver estudos históricos, teóricos e práticos de atuação, em diálogo conceitual, diacrônico e contextual com o Campo Poético I escolhido em conjunto com as outras disciplinas do primeiro semestre do Ciclo Básico. Nesse sentido, o Campo Poético I fará a ponte tradutória entre as questões da atuação e a tríade formada pelo Moderno, o Contemporâneo e os Estudos Brasileiros, componentes que estarão sempre presentes nas discussões e processos engendrados durante o semestre. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê I, a ser instalado no segundo semestre.
Abordagem teórico-prática voltada para o reconhecimento e a conscientização das potencialidades técnicas e criativas do aluno no âmbito da atuação cênica. Estudos históricos, teóricos e práticos em atuação, circundados pelo constante diálogo com o Campo Poético I.
1. Reconhecimento e conscientização das relações entre corpo, voz e ação na atuação. 2. Autoconhecimento, cumplicidade e jogo: treinamentos, improvisações e práticas criativas individuais e coletivas. 3. Abordagens práticas, teóricas e historiográficas sobre tempo, espaço e ação na composição cênica do ator. 4. Estudos em História da Atuação, em diálogo com o Campo Poético I. 5. Estudos em Teoria da Atuação, em diálogo com o Campo Poético I. 6. Estudos em Prática da Atuação, em diálogo com o Campo Poético I. 7. Aspectos pedagógicos da Atuação, em diálogo com o Campo Poético I.
Parte da bibliografia compõe a listagem abaixo, considerada básica para alguns dos aspectos da disciplina; a outra parte será definida a partir do Campo Poético I: AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2002. BARBA, E. & SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Campinas: Hucitec, 1995. BEUTTENMÜLLER, G., LAPORT, N. Expressão Vocal e Expressão Corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992. BONFITTO, M. O ator compositor. François Delsarte: da representação à expressão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002, pp. 1-9. BROOK, Peter. O teatro e o seu espaço. Petrópolis: Vozes,1970. DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Percursos Poéticos da Voz. In: Sala Preta nº 7. São Paulo: PPGAC, 2007, p. 9-16. FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Annablume, 2002. GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997. GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. RJ: Civilização Brasileira,l97l. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978. LINKLATER, K. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 1976. MARTIN, Jacqueline. Voice in Modern Theater. London: Routledge, 1991. OIDA, Yoshi. O Ator Errante. São Paulo: Beca, 1999. _________. O Ator Invisível. São Paulo: Beca, 2001. LARROSA, Jorge. Elogio da escola. São Paulo: Autêntica, 2017. RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. São Paulo: Editora Globo, 1989. RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: CosacNaify, 2009. SETTI, Isabel. O corpo da palavra não é fixo: deixa-se tocar pelo tempo e seus espaços. In: Sala Preta nº 7. São Paulo: PPGAC, 2007, p. 25-31. STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. RJ: Civilização Brasileira, l964.