Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0645 - Processos Criativos e Pedagógicos I
Creative and Pedagogical Process I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Refletir sobre um modo de experiência cênica em que a concepção artística e o modo de operar pedagógico nunca se separam. 2. Promover a pesquisa acerca de teorias e procedimentos pedagógicos relacionados com processos de criação cênica, no âmbito do Campo Poético I. 3. Relacionar procedimentos pedagógicos e procedimentos de criação propostos por encenadores e pedagogos das artes cênicas. 4. Analisar o diálogo e a integração entre processos criativos de encenadores e seus princípios pedagógicos: observar rastros de um processo pedagógico nos processos de criação; e nos processos pedagógicos, identificar os rastros do processo de criação. 5. Estimular a reflexão dos alunos acerca da coordenação de processos semelhantes futuramente, em trabalhos realizados com atores ou crianças e adultos, no âmbito da educação formal e não formal. 6. Analisar processos de encenadores-pedagogos brasileiros contemporâneos, como Antunes Filho e José Celso Martinez Correa. 7. Refletir sobre a potência do jogo em si, tendo em vista seus fundamentos, sua estrutura e seus vínculos com as tendências teatrais contemporâneas. 8. Experimentar diferentes modos de jogo em uma perspectiva de criação cênica. 9. Promover uma maior integração entre os temas e os alunos da Licenciatura e do Bacharelado. Realizar Práticas como Componentes Curriculares, pesquisando teorias e procedimentos pedagógicos relacionados a processos de criação teatral, em atendimento às exigências do Conselho Estadual de Educação, na Deliberação 111/2012, revista pela 154/2017 sobre Práticas como Componentes Curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1141413 - José Batista Dal Farra Martins
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
 
Programa Resumido
Pesquisa acerca de teorias e procedimentos pedagógicos relacionados com processos de criação teatral, delimitada pelo Campo Poético I.
 
 
 
Programa
1. Estudos de Processos de Criação, no âmbito do Campo Poético I. 2. Estudos de Pedagogia, no âmbito do Campo Poético I. 3. Teorias e procedimentos pedagógicos relacionados com processos de criação cênica, no âmbito do Campo Poético I. 4.Análise de processos de criação artística, sob a ótica pedagógica. 5. A noção de jogo. 4. Diferentes modos de jogo: jogos teatrais, jogos dramáticos. 6. Encenadores-pedagogos. 7. Encenadores-pedagogos brasileiros: Antunes Filho e José Celso Martinez Correa. 8. Práticas colaborativas e coletivas dos grupos teatrais modernos e contemporâneos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência.
2. Presença.
3. Desempenho.
4. Cooperação.
5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988. BRECHT, Bertolt. Estudos Sobre Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984. MEYERHOLD, Vsevolod. Écrits sur le theatre. Lausanne: L'age d'homme, 1980. SPOLIN, Viola. O Jogo Teatral no Livro do Diretor. São Paulo: Perspectiva, 1985. BOGART, Anne. A preparação do diretor - sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2011. FÉRAL, Josette. Teatro performativo e pedagogia. In: Sala Preta nº 9. São Paulo: PPGAC, 2009. BULHÕES, Marcos. Encenação em jogo. São Paulo: Hucitec, 2004. PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. O lúdico e a construção do sentido. In: Sala Preta nº 1. São Paulo: PPGAC, 2001. RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009. THAIS, Maria. Na cena do Dr. Dapertutto. São Paulo: Perspectiva, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0645

Clique para consultar o oferecimento para CAC0645

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP