- Compreender a potência do jogo como fenômeno que perpassa toda e qualquer cultura e suas aproximações com o fazer teatral; - Experimentar diferentes modalidades lúdicas, dos jogos tradicionais aos jogos teatrais, como atividades ordenadas e estruturadas por meio de regras, fazendo um paralelo com a noção de cena; - Apresentar um sistema de aprendizagem da linguagem teatral suficientemente embasado como modelo para outras invenções e desdobramentos para a instauração de processos de criação.
Pesquisa acerca de teorias e procedimentos pedagógicos relacionados com processos de criação teatral, delimitada pelo Campo Poético I.
1- A noção de jogo e seus desdobramentos no campo das artes. 2- Do jogo tradicional ao jogo teatral. 3- Jogos de atenção e escuta – como se configura um grupo de jogadores. 4- A noção de fisicalização. 5- O protocolo como forma de documentar e tomar consciência sobre o processo de criação e aprendizagem. 6- O espaço como recorte significativo para aquele que observa de fora. 7- O estudo do personagem a partir das ações executadas. 8- Quando jogar é fazer: investigação da ação. 9- Jogador fazedor e jogador espectador. 10- O jogo com o texto. 11- O prazer do jogo e as descobertas do rejogo. 12- O embaralhamento dos elementos do jogo para além da estrutura dramática. 13- Avaliação como parte constitutiva do jogo.
CONCILIO, Vicente e KOUDELA, Ingrid. “Protocolos e Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”. Florianópolis: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 34, 2019. DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura.São Paulo: Perspectiva, 2014. KOUDELA, Ingrid e JUNIOR, Simões de A (org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014. KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. ______. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999. ______. Jogos Teatrais: o Fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001. PUPO, Maria Lúcia. O lúdico e a construção do sentido. São Paulo: Sala Preta, v. 1, 2001, p.181-187. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57023/60020