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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0645 - Processos Criativos e Pedagógicos I
Creative and Pedagogical Process I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
-	Compreender a potência do jogo como fenômeno que perpassa toda e qualquer cultura e suas aproximações com o fazer teatral;
-	Experimentar diferentes modalidades lúdicas, dos jogos tradicionais aos jogos teatrais, como atividades ordenadas e estruturadas por meio de regras, fazendo um paralelo com a noção de cena;
-	Apresentar um sistema de aprendizagem da linguagem teatral suficientemente embasado como modelo para outras invenções e desdobramentos para a instauração de processos de criação. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2964799 - Veronica Gonçalves Veloso
 
Programa Resumido
Pesquisa acerca de teorias e procedimentos pedagógicos relacionados com processos de criação teatral, delimitada pelo Campo Poético I.
 
 
 
Programa
1-	A noção de jogo e seus desdobramentos no campo das artes.
2-	Do jogo tradicional ao jogo teatral.
3-	Jogos de atenção e escuta – como se configura um grupo de jogadores.
4-	A noção de fisicalização.
5-	O protocolo como forma de documentar e tomar consciência sobre o processo de criação e aprendizagem.
6-	O espaço como recorte significativo para aquele que observa de fora.
7-	O estudo do personagem a partir das ações executadas.
8-	Quando jogar é fazer: investigação da ação.
9-	Jogador fazedor e jogador espectador.
10-	O jogo com o texto.
11-	O prazer do jogo e as descobertas do rejogo.
12-	O embaralhamento dos elementos do jogo para além da estrutura dramática.
13-	Avaliação como parte constitutiva do jogo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Experimentação de jogos distintos, dos tradicionais à composição da cena. - Leituras e discussão de textos. - Reflexão sobre a instauração do processo de aprendizagem por meio da produção de protocolos. - Proposição de trabalhos em grupo.
Critério
- Presença e participação nos jogos explorados; - Contribuições para o debate sobre a bibliografia; - Produção de protocolos sobre os encontros; - Reflexão sobre os processos de criação e aprendizagem; - Entrega e envolvimento nas atividades em grupo.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
CONCILIO, Vicente e KOUDELA, Ingrid. “Protocolos e Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”. Florianópolis: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 34, 2019.
DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura.São Paulo: Perspectiva, 2014.
KOUDELA, Ingrid e JUNIOR, Simões de A (org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014.
KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
______. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. Jogos Teatrais: o Fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
PUPO, Maria Lúcia. O lúdico e a construção do sentido. São Paulo: Sala Preta, v. 1, 2001, p.181-187. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57023/60020
 

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