O Ateliê I constitui-se no espaço coletivo de ensaio prático e teórico, em que os alunos, orientados por quatro professores, desenvolvem processos criativos e pedagógicos, definidos pelas disciplinas Poéticas de Atuação I, Poéticas de Encenação I, Dramaturgia I, Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas I e Processos Criativos e Pedagógicos I, oferecidas no primeiro semestre, no âmbito do Campo Poético I. Entre os objetivos e atividades propostos no Ateliê I, intenta-se realizar Práticas como Componentes Curriculares, por meio de: desenvolvimento de projetos artísticos em grupo; organização de diários/relatórios de acompanhamento; dinâmicas coletivas de avaliação parcial; compartilhamento dos processos através de aulas, seminários ou apresentações elaboradas pelos alunos; monitorias; visitas e/ou pesquisas de campo (quando houver necessidade de acordo com o tema proposto); encontros interdisciplinares voltados para apresentação e discussão dos experimentos cênicos produzidos; apresentação dos projetos artísticos ao final do semestre em mostras abertas à comunidade e entrega de relatório final coletivo ou individual, contendo relatos e/ou análises do processo.
Desenvolvimento de um projeto cênico coletivo: criativo e pedagógico, delimitado pelo Campo Poético I.
Será definido a partir dos requisitos do projeto cênico coletivo: criativo e pedagógico, delimitado pelo Campo Poético I.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. O restante da bibliografia será definido de acordo com o Campo Poético I.